Quantas Libertadores o Corinthians tem? Relembre a conquista

Uma das equipes mais tradicionais do futebol, o Corinthians coleciona ao longo de seus 111 anos, diversos títulos nacionais, continentais e mundiais. Popularmente chamado de Timão, o clube é um dos 10 brasileiros que já ergueram a taça do principal torneio sul-americano. Mas quantas Libertadores o Corinthians tem?

Quantas Libertadores o Corinthians tem?

O Corinthians venceu a Copa Libertadores da América apenas uma vez, no ano de 2012. Comandado pelo técnico Tite, o Timão chegou ao título continental após derrotar o Boca Juniors na grande decisão. Embora tenha apenas uma conquista, a equipe alvinegra fez história ao vencer o torneio de forma invicta.

A conquista veio no dia 4 de julho de 2012, após empate em 1 a 1 no La Bombonera, com gol de Romarinho, e vitória corintiana por 2 a 1 no Pacaembu, com gols de Emerson Sheik. A decisão diante dos Xeneize é a única da equipe alvinegra, que então chegou à final do torneio continental uma única vez. Veja abaixo o vídeo da final:

Campanha do Corinthians na Libertadores 2012

Atual campeão brasileiro à época, o time paulista garantiu a então vaga direta à fase de grupos da competição. Caiu na chave ao lado de Deportivo Táchira (VEN), Nacional (PAR) e Cruz Azul (MEX), e depois de conquistar quatro vitórias e dois empates, avançou com 14 pontos, na liderança do grupo e com 2ª melhor campanha geral.

Nas oitavas de final, a equipe enfrentou o Emelec (EQU) e após 0 a 0 na ida, o Corinthians venceu a volta por 3 a 0 e enfrentou o Vasco nas quartas. O confronto diante dos vascaínos é lembrado até os dias atuais pela defesa de Cássio em chute de Diego Souza, que garantiu a vitória corintiana por 1 a 0 na volta, depois do 0 a 0 na ida.

- PUBLICIDADE -

Classificado à semifinal, o time de Tite teve mais um brasileiro pelo caminho, o rival Santos. Dessa vez, o Corinthians venceu na ida por 1 a 0 e segurou o empate em 1 a 1 na volta, garantindo-se na final da Copa Libertadores da América de 2012 diante do Boca Juniors.

Final da Libertadores de 2012

O primeiro jogo da grande decisão ocorreu no La Bombonera e depois de ver os argentinos abrirem o placar, a equipe alvinegra chegou ao empate com Romarinho, no minutos finais. No entanto, o duelo ainda reservara emoção para o segundo confronto, dessa vez disputado no Brasil.

No dia 4 de julho de 2012, as equipes se enfrentaram no Pacaembu e, aos 8 minutos da segunda etapa, Emerson Sheik aproveitou a bola ajeitada por Danilo, para estufar as redes e então abrir o placar. O empate dos argentinos complicariam a vida alvinegra e, por isso, a equipe tratou de marcar o segundo.

Aos 27, Sheik puxou o ataque e na cara do gol, apenas tirou do goleiro para balançar as redes, levar a Fiel à loucura e então decretar a vitória e título do Corinthians na Libertadores. Com os 2 a 0, o Timão se consagrou campeão do torneio e venceu a competição pela primeira vez e sua história.

Sheik marcou dois na final e Corinthians garantiu a Libertadores 2012 – Foto: Daniel Augusto Jr/Corinthians

Quais os times brasileiros campeões da Libertadores?

Cerca de 10 equipes brasileiras já venceram o título da Copa Libertadores. São eles: Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos e Vasco. Nesta temporada, novamente uma equipe tupiniquim irá erguer a taça do torneio, pois o Verdão e o Rubro-negro decidem o título no dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, no Uruguai.

  • São Paulo – 3 títulos (1992, 1993 e 2005)
  • Santos – 3 títulos (1962, 1963 e 2011)
  • Grêmio – 3 títulos (1983, 1995 e 2017)
  • Cruzeiro – 2 títulos (1976 e 1997)
  • Internacional – 2 títulos (2006 e 2010)
  • Flamengo – 2 títulos (1981, 2019)
  • Palmeiras – 1 título (1999)
  • Atlético Mineiro – 1 título (2013)
  • Corinthians – 1 título (2012)
  • Vasco da Gama – 1 título (1998)

 

LEIA TAMBÉM

+ Lateral Marcelo no Corinthians? Entenda a polêmica envolvendo o craque

Comentários (0)
Comentar