Quem são os maiores jogadores camisas 9 da história do Corinthians

Atletas vestiram a camisa mais importante do Corinthians em toda a história

Responsável por vestir grandes jogadores na história do Corinthians como Baltazar, Palhinha, Luizão e Ronaldo, a camisa 9 é talvez a mais pesada em todo o vestiário do clube. Para vesti-la é preciso muita responsabilidade, qualidade e amor ao manto, assim como todos os atletas mostraram pelos gramados mundo afora. Saiba quem os maiores e melhores jogadores camisas 9 do Corinthians na história.

Maiores jogadores camisas 9 do Corinthians

Não há explicação que defina a importância exata e o peso da camisa 9 para os torcedores e, especialmente aos jogadores. Para vesti-la, é preciso muita sabedoria, confiança e principalmente responsabilidade em campo. Grandes nomes do futebol já usaram o número, criando além de um vínculo muita história para o clube.

A seguir, separamos uma seleção com os melhores camisas 9 da equipe do Parque São Jorge para o torcedor relembrar os bons tempos.

 

Baltazar, o Cabecinha de Ouro

Intitulado como um dos maiores e melhores jogadores do Corinthians na história, Baltazar, conhecido também como Cabecinha de Ouro, jogou entre 1945 e 1957 por 404 partidas e marcou 269 gols, entrando para o hall de maiores camisas 9.

Entre os títulos, venceu três Taças Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954) e três Paulistas (1952, 1952 e 1954).

A sua estreia com a camisa gloriosa aconteceu em 15 de novembro de 1945 contra o Jabaquara, com o empate em 5 a 5 nos gramados. Já o seu primeiro gol foi marcado dois dias depois, dia 18 de novembro, contra o Bahia.

Baltazar faleceu aos 71 anos em 1997, mas deixou o seu legado no Alvinegro.

Jogadores camisas 9 corinthians
Baltazar vestiu a camisa do timão por 12 anos. Foto: reprodução / arquivo corinthians @corinthians

Casagrande, pela Democracia Corinthiana

Cria da base, Walter Casagrande seguiu até o seu último dia dentro dos gramados declarando o seu amor pelo clube. O jogador começou em 1980 quando retornou do empréstimo ao Caldense, seguindo até 1986, firmando uma incrível parceria com Sócrates

Em 1982, Sócrates, Casagrande, Wladimir, Biro-Biro e Zenon fundaram a Democracia Corinthiana, movimento político que protestava contra a Ditadura Militar no Brasil. O grupo conquistou, além do máximo respeito por toda a história fora dos gramados, o bicampeonato paulista em 1982 e 83.

Em 1994 ele retornou ao Timão para encerrar a sua carreira. Ao todo foram 93 tentos em 234 partidas.

Jogadores camisas 9 corinthians
Casagrande é um dos maiores ídolos do clube. Foto: reprodução / arquivo corinthians @corinthians

Tupãzinho na lista dos jogadores camisas 9 do Corinthians

Pedro Francisco Garcia, ou Tupãzinho como é chamado, tem presença garantida na lista de maiores jogadores a vestirem a camisa de número 9 na história do Timão.

Contratado em 1990, Tupã logo ganhou o coração da torcida ao marcar o gol na final do Brasileirão naquele mesmo ano contra o São Paulo, consagrando o título. Aquele também foi o seu primeiro tento marcado no clube.

O Talismã da Fiel vestiu a camisa do alvinegro por sete temporadas, tendo 341 partidas e 52 gols além do título brasileiro de 1990, a Copa Bandeirantes em 1994, o Paulistão e a Copa do Brasil em 1995.

Jogadores camisas 9 corinthians
Tupã ficou conhecido pelo gol na final em 1990. Foto: reprodução / daniel augusto jr, joão santos e ricardo corrêa

Luizão, campeão do Mundial em 2000

Por quatro anos, Luizão colocou o seu nome na história do Timão e de lá não saiu mais. Goleador, ele chegou em 1999 e marcou 76 gols em 109 partidas, segundo o perfil do Corinthians nas redes sociais, além de ser campeão brasileiro, dois títulos do Paulistão, o Mundial de Clubes em 2000 e o Rio-São Paulo em 2002.

No Mundial de Clubes, Luizão abriu o placar contra o Raja Casablanca, levando o elenco para a próxima fase da competição. Aquele era o primeiro ano do torneio realizado pela FIFA, sediado no Brasil.

A sua estreia no clube, entretanto, também foi vitoriosa, marcando quatro gols sob o placar de 4 a 2 contra o Gama no Campeonato Brasileiro de 1999.

Jogadores camisas 9 corinthians
Luizão foi essencial na história do corinthians. Foto: reprodução / alexandre battibugli / revista placar @corinthians

Ronaldo Fenômeno, craque do Timão

O camisa 9 mais característico e inesquecível é, sem dúvidas, Ronaldo Fenômeno. Em 2009, o alvinegro conseguiu voltar para da segunda divisão no Campeonato Brasileiro e, mesmo em um difícil momento, a Diretoria conseguiu repatriar um dos maiores jogadores da história do futebol para encerrar a carreira no Brasil.

Ao todo, Fenômeno marcou 35 gols em 69 partidas. No quesito taças, fez a alegria da torcida ao ganhar a Copa do Brasil e o Paulista em 2009. Mas o que realmente destacou a passagem do jogador era a facilidade em marcar gols, o seu faro e a habilidade que demonstrava com os pés, encantando até mesmo aos adversários que se rendiam ao talento do craque.

Paolo Guerrero, astro do Mundial em 2020

O nome de Guerrero divide opiniões no mar da torcida corintiana. Enquanto uns agradecem o seu empenho em trazer títulos e gols para a história do Corinthians, outros fazem questão de tentar esquecer a sua passagem.

O peruano veio do Hamburgo, da Alemanha, em 2012, conquistando espaço na equipe principal rapidamente. No Mundial de Clubes, Guerrero foi escalado para jogar e, na semifinal, marcou contra o Al-Ahly. Na final, encheu as redes do Chelsea para consagrar o Timão como bicampeão Mundial. Em seu currículo, ainda tem um troféu da Recopa e o Paulista em 2013.

Em 2015, um ano após deixar o Timão, Paolo foi anunciado pelo Flamengo, mesmo depois de deixar claro repetidas vezes que o único time em que jogaria no Brasil era o Corinthians, o que acabou deixando parte da torcida furiosa.

No entanto, mesmo com a pequena rivalidade que se criou ao redor do jogador, é impossível apagar toda a história feita por ele.

Jogadores camisas 9 corinthians
Guerrero tem inúmeros títulos com o timão. Foto: reprodução / rodrigo coca/ag. Corinthians

Quem veste a camisa 9 do Corinthians em 2022?

Desde 2020 o número não é utilizado em definitivo por nenhum atleta do Corinthians. O último atleta a ser o grande responsável foi Vagner Love, quando defendeu o clube paulista por duas temporadas em sua segunda passagem.

Ao todo, foram 43 partidas e 23 gols marcados por Brasileirão, Paulistão, Libertadores e Sul-Americana vestindo a camisa, de acordo com dados do portal de estatísticas Transfermarket.

Com a saída do craque, o número foi deixado de lado enquanto a Diretoria optou não entregar para nenhum outro atleta. No entanto, em 2021, Jô vestiu a numeração na fase de grupos da Copa Sul-Americana por conta do regulamento que não permitia o númer0 77.

Agora, o time segue sem o seu famoso camisa 9. No começo da temporada de 2022, o Corinthians garantiu que contratar um novo centroavante é prioridade e, com isso, é provável que o novo integrante do elenco assuma a tão respeitada camisa 9 que tanto marcou a história.

Jogadores camisas 9 corinthians
Vagner usou a camisa 9 por dois anos. Foto: reprodução / rodrigo coca/ag. Corinthians

 

Australian Open: quando começa o primeiro Grand Slam de 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes