Cuca no Flamengo: como foi a passagem do técnico no Rubro-Negro?

Confira o desempenho de Cuca no comando do Mengão

Novo técnico do Corinthians, Cuca foi treinador do Flamengo duas vezes, em passagens nem tão amistosas assim. Embora tenha levado o time em 2009, o técnico teve divergências não só com a diretoria, como também com os jogadores. O saldo até é de pouca saudade do profissional. Relembre.

Quando Cuca treinou o Flamengo?

O técnico Cuca dirigiu o Flamengo em duas oportunidades ao longo de sua carreira. A primeira foi entre os meses de fevereiro a abril de 2005, enquanto a segunda passagem ocorreu entre janeiro a maio de 2009.

Cuca no Flamengo 2005

Na primeira vez como técnico do Flamengo, de acordo com matéria do O Globo de junho de 2022,  Cuca teve um comando relâmpago com apenas 12 partidas à frente do time. Nesse curto período, o balanço foi positivo: cinco vitórias, quatro empates e três derrotas.

Cuca, chegou ao Rubro-Negro em fevereiro de 2005 para assumir a vaga deixada por Júlio César Leal. A estreia no comando técnico aconteceu no dia 16 de fevereiro de 2005. Na ocasião, o Fla enfrentou o River-PI. A partida terminou empatada em 1 a 1 e foi válida pelo jogo de ida da primeira fase da Copa do Brasil. No compromisso da volta, o Flamengo venceu por 3 a 1 e avançou na competição.

No dia 15 de abril, pouco mais de 2 meses após sua chegada ao time da Gávea, o treinador foi mandado embora. No mesmo dia, o UOL publicou uma notícia informando que a insistência no pedido por reforços foi o fator decisivo para sua demissão.

Naquele ano, o time contava com os goleiros Wilson, Diego e Getúlio Vargas; Laterais direitos Fábio Silva, China, Léo Moura, Ricardo Lopes e Léo Matos; Zagueiros Henrique Souza, Rodrigo Arroz, Júnior Baiano, Thiago Campos, Renato Silva, Fernando; Laterais esquerdos Egídio, Júlio César, André Santos, André Lima e Igor Nakamura; Volantes Robson, Júnior Carioca, Jônatas, Renato Abreu, Augusto Recife, Diego Souza e Rômulo; Meias Renato Augusto, Da Silva, Caio, Márcio Guerreiro, Souza, Adrianinho, Zinho, Fellype Gabriel e Geninho.

Por fim, os atacantes Bruno Mezenga, Jean, Josafá, Fabiano Oliveira, Marcelo Moscatelli, Alessandro, Bruno Barbosa, Dimba, Fábio Júnior, El Tigre Ramirez, Marcos Denner, Obina e Vinícius Pacheco.

Nessa primeira experiência, a última partida de Cuca foi no dia 13 de abril de 2005. O confronto que marcou a despedida do treinador foi contra o Ceará, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A derrota por 2 a 0 foi o suficiente para a queda do técnico.

Técnico em 2009

Depois de 4 anos, Cuca voltou ao Ninho do Urubu para assumir o Flamengo, isso em janeiro de 2009. A contratação veio após a demissão de Caio Júnior, que foi mandado embora no final de 2008.

A estreia de Cuca em sua segunda vez a frente do Mengão foi pela primeira rodada do Campeonato Carioca. No Maracanã, o Fla venceu a equipe do Friburguense pelo placar de 1 a 0.

O regulamento do estadual daquela temporada reunia os vencedores da Taça Guanabara (1° turno) e da Taça Rio (2° turno) em uma final com jogos de ida e volta. O vencedor seria coroado com o título de campeão carioca.

Na Taça Guanabara, o vencedor foi o Botafogo. Na Taça Rio, o Flamengo foi campeão após passar pelo Fluminense na semifinal com placar de 1 a 0.

Nos dois jogos da final entre Botafogo e Flamengo, os times empataram em 2 a 2, indo a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Fla venceu por 4 a 2. O time da Gávea consagrou-se campeão carioca; o primeiro título de expressão da carreira de Cuca.

Mas mesmo com a conquista, o clima no vestiário não era o dos melhores. Segundo o jornal “O Globo”, à época, Cuca e Ibson tiveram um desentendimento no intervalo da final do estadual. O atleta ameaçou não retornar para o gramado na etapa final. Entretanto, foi contido pelos companheiros.

Além disso, outras confusões com os jogadores desgastaram a relação com Cuca no Flamengo. Assim, ele encerrou sua segunda passagem no Flamengo com 39 partidas disputadas, sendo 19 vitórias, 13 empates e 7 derrotas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes