Flamengo pode perder pontos no Brasileirão? Entenda a polêmica

STJD denunciou o clube após parte da torcida entoar cantos homofóbicos no confronto contra o Grêmio, na Copa do Brasil.

A equipe do Flamengo recebeu uma denúncia da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), após parte da torcida rubro-negra proferir cantos homofóbicos na partida diante do Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil 2021, dia 15 de setembro. Como consequência, o Flamengo pode perder pontos no Brasileirão.

Entenda por que o Flamengo pode perder pontos

No confronto de volta das quartas da Copa do Brasil, no Maracanã, parte da torcida flamenguista entoou cantos homofóbicos, direcionados à equipe do Grêmio. A arbitragem não relatou o ocorrido na súmula, mas o STJD realizou uma denúncia contra o clube carioca.

Por estar fora da Copa do Brasil, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) determina que a punição, caso haja, aplique-se em uma competição organizada pela mesma entidade, no caso a CBF, segundo informado pela advogada especialista em direito desportiva e colunista do Lei em Campo do UOL, Fernanda Soares.

Como a única competição da confederação brasileira que a equipe participa neste momento é o Brasileiro, o Flamengo pode perder pontos no Nacional. O caso chegou ao STJD após o Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ apresentar então uma "Notícia de Infração", com imagens e vídeos de torcedores flamenguistas.

O Superior Tribunal enquadrou o clube no artigo 243-G que julga um “ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. A equipe pode perder mandos de campo, receber multa até R$100 mil, ou perder pontos.

Veja abaixo o que explica a advogada Fernanda Soares do UOL:

"Há o risco de perda de pontos, sim. Pelo que informou o site do STJD, na denúncia a Procuradoria entendeu que os supostos atos homofóbicos foram praticados por considerável número de pessoas, o que atrai a incidência do § 1º do artigo 243-G do CBJD , que justamente prevê a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida."

Quando será o julgamento do Flamengo?

O STJD já definiu a data para o julgamento do caso do Flamengo. O ato ocorre na segunda-feira, dia 8 de novembro, mas a partir das 13 horas (horário de Brasília). A Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgará o caso, que chegou então ao tribunal no dia 27 de setembro.

STJD também denuncia arbitragem

Não somente o Flamengo, que pode perder pontos no Brasileiro, recebeu punição. O árbitro Rodolpho Toski, os assistentes Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos, o 4º árbitro Lucas Paulo Torezin, o inspetor da CBF, Almir Alves de Mello, e por fim, o delegado da partida, Marcelo Viana, serão julgados por não relatarem o ocorrido na súmula.

As penas à comissão de arbitragem varia de suspensão de 15 a 360 dias, mas além de pagamento de multa.

Veja todas as notícias sobre o Flamengo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes