Por onde anda Waldemar Lemos, técnico do Flamengo em 2003?

Trecho de material produzido pelos canais ESPN em 2003 ainda é motivo de brincadeiras entre a torcida do rubro-negro

Waldemar Lemos ficou conhecido com seu trabalho no futebol, mas principalmente por dar vida a um dos maiores memes do futebol. Ao ser anunciado como novo técnico do Flamengo pela diretoria do clube em 2003, torcedores protestaram e tornaram o anúncio um viral. Ele ainda é lembrado por flamenguistas que brincam e se perguntam por onde anda o técnico.

VOTE: assistir Flamengo x Fluminense na final co Carioca 2023

Entenda o meme do técnico Waldemar Lemos e Flamengo

A campanha do Flamengo em 2003 não era nada animadora. Em setembro, o elenco chegou a tomar uma goleada de cinco gols do Guarani, além de contabilizar inúmeras derrotas. Nelsinho Baptista era o comandante do Rubro-Negro no início da temporada, até que Oswaldo de Oliveira foi contratado para assumir o elenco.

Novamente sem mostrar resultados, a diretoria optou por desligar o treinador em outubro e colocar Waldemar Lemos, irmão do próprio Oswaldo e integrante da comissão técnica, como o novo técnico do Flamengo. Até então, o profissional somava experiência em curtas passagens por Goytacaz e São Cristóvão.

"O novo técnico do Flamengo é o Senhor Waldemar" - anunciou Eduardo Moraes, diretor do Flamengo, para a imprensa. No mesmo instante, torcedores protestaram aos gritos de "Fora Waldemar". Mesmo com as inúmeras demonstrações da torcida, Waldemar permaneceu.

No fim das contas, ele comandou o Flamengo por onze jogos, somando seis vitórias, três empates e duas derrotas, deixando o clube na 8ª posição do Campeonato Brasileiro em 2003 com 66 pontos, além de ganhar a vaga para a Sul-Americana. Em dezembro, foi desligado do comando técnico.

Carreira de Waldemar Lemos

Waldemar Lemos de Oliveira, 67 anos, é um ex-jogador e treinador de futebol. Em seu currículo, tem passagens por mais de 25 clubes de futebol como técnico, incluindo Flamengo, Goytacaz, Paulista FC, Cabofriense, Figueirense, Duque de Caxias, Remo, Atlético-GO, Sport, ABC, Náutico, Altos e Anapolina.

Além de sua primeira participação no Rubro-Negro em 2003, considerada desastrosa principalmente após a apresentação, Lemos retornou ao comando do Flamengo mais tarde, em 2006, conseguindo levar o time até a final da Copa do Brasil onde, já sob o comando de Ney Franco, o elenco levantou o caneco.

O treinador coleciona uma Copa Pernambuco em 2011 com o Náutico e o Carioca de 2002 com o Fluminense como títulos. Fora do Brasil, trenou o Pohang Steeles, na Coréia do Sul.

O que Waldemar Lemos faz atualmente?

Waldemar não trabalha em nenhum time de futebol profissional desde que deixou o comando do Anapolina, o seu último trabalho em 2019 disputando a Série D do Campeonato Brasileiro.

No entanto, em entrevista ao UOL Esporte para o jornalista Mauro Cezar Pereira em abril de 2021, o profissional revelou que toma conta de projetos sociais com crianças de seu bairro, Recreio, no Rio de Janeiro. No bate-papo, Waldemar contou que no início tinha o desejo de se tornar preparador físico mas, por seu irmão trabalhar com técnico, decidiu assumir também a posição.

Sobre o meme, Waldemar disse que só ficou sabendo da existência do vídeo em 2016, com os sobrinhos brincando com o tio.

"Eu sempre sou sincero e falo com o meu coração. Sabe quando eu tomei conhecimento desse vídeo? Em 2016 ou 2017 porque um repórter do Remo me chamava de Senhor Waldemar. Ele me chamava assim e eu quis saber porque, ele me contou e meus sobrinhos que jogam futebol e ficam sempre nas brincadeiras da gente, cantam o que cantaram lá mas coisa ruim não me prende".

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes