Quantos Mundiais o Flamengo tem?

Conquista do Rubro-Negro teve o comando de Zico em seu auge na Libertadores e também no Mundial de Clubes

Quantos Mundiais o Flamengo tem? Não há dúvidas de que o Flamengo é um dos maiores clubes de futebol do Brasil. Cada uma das histórias e títulos tem o seu espaço na memória dos torcedores e até mesmo jogadores. O Mundial de Clubes, inclusive, também entra na história do clube rubro-negro com a presença de Zico.

VEJA: Vitor Pereira é demitido do Flamengo

Quantos títulos de Mundiais o Flamengo tem até hoje?

O Flamengo tem apenas um título do Mundial de Clubes, conquistado no ano de 1981 em vitória por 3 a 0 contra o Liverpool no Estádio Nacional de Tóquio, em Tóquio, no Japão.

Sob o comando do técnico Paulo César Carpegiani, o Flamengo chegou até a Copa Toyota, como era chamado o Mundial Interclubes na época, depois de ser campeão da Libertadores em cima do Cobreloa. Do outro lado, o Liverpool tinha acabado de superar o Real Madrid na grande final da Champions, chegando como o favorito na final do Mundial com o técnico Bob Paisley.

A data de 13 de dezembro de 1981 ficou marcada para a torcida do Rubro-Negro para sempre. No Estádio Nacional de Tóquio, na capital japonesa, as equipes entraram em campo com o mesmo objetivo: levantar a taça e ser o melhor elenco do mundo.

Mesmo favorito, o clube inglês mal conseguiu chegar até a área dos cariocas, enquanto Nunes marcou duas vezes e Adílio mais um, fechando a conta em 3 a 0 em favor dos brasileiros.

 

Escalação do Flamengo no Mundial de 1981: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Nunes e Lico.

SAIBA: qual o próximo jogo do Flamengo 

Copa Toyota é Mundial?

Muito se diz sobre a polêmica envolvendo a Copa Toyota, realizada entre os anos de 1980 até 2004, onde o Porto foi o grande campeão pela última vez sob o nome. A dúvida acontece porque a Copa Toyota surgiu depois que a montadora de automóveis decidiu comprar os direitos da competição, passando a ser disputada em um único jogo no Estádio Olímpico de Tóquio.

Só a partir daí, foi que a FIFA optou por tomar controle sobre o projeto e chama-lo de Mundial de Clubes da FIFA, de maneira oficial. Por isso, muitos torcedores dizem que o troféu da Copa Toyota não é realmente um título.

No entanto, a FIFA reconheceu em outubro de 2017, através de Conselho em Calcutá, na Índia, como título do Mundial os vencedores dos Intercontinentais de 1960 a 2004, incluindo os brasileiros como o Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo.

Quantas finais de Mundial o Flamengo participou?

O Flamengo só disputou duas finais do Mundial de Clubes da FIFA em toda a sua história, sendo em 1981 quando tornou-se campeão e depois em 21 de dezembro de 2019, quando perdeu para o Liverpool.

Em 2019, o trabalho do técnico Jorge Jesus recebeu todas as aclamações possíveis com o elenco rubro-negro. Isso porque o time foi campeão do Brasileiro, da Recopa, Supercopa do Brasil e da Libertadores contra o River Plate em Lima, no Peru.

Com isso, o clube classificou-se de maneira direta até as semifinais do Mundial. O elenco enfrentou o Al-Hilal, ex-clube de Jorge Jesus, vencendo por 3 a 1. Depois, na decisão, foi derrotado pelo Liverpool por 1 a 0 com gol de Roberto Firmino no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

 

Leia também:

Copa Toyota não é Mundial? Entenda a polêmica

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de meniciomxv
    MenicioMXV Diz

    Pior que tem uns anti ai chato pra carai que falam que o Flamengo não tem Mundial pqp!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes