Quem é Carlos Carvalhal e qual é o seu estilo de jogo?

Português é um dos especulados para assumir o comando técnico do Flamengo em 2024, após a saída de Sampaoli

O trabalho de Jorge Sampaoli no Flamengo tem altos e baixos, por isso a diretoria carioca planeja buscar um novo treinador para a temporada de 2024. Em meio a muitos rumores, um nome voltou a ser especulado na Gávea: Carlos Carvalhal.

Abordado pela diretoria rubro-negra em agosto de 2020, o treinador português não concretizou o acordo por receio em relação à situação da pandemia de COVID-19 no Brasil na época. A informação é do jornalista Eric Faria, da Rede Globo.

Sendo assim, saiba quem é Carlos Carvalhal e qual é o estilo de jogo do possível novo técnico do Flamengo.

Quem é Carlos Carvalhal?

Carlos Carvalhal é um técnico de futebol português de 57 anos de idade e, atualmente, está sem clube depois de comandar o Celta de Vigo, da Espanha, por 29 partidas no Campeonato Espanhol. Com uma carreira consolidada na Europa, ele possui passagens por clubes em Portugal, na Turquia, Emirados Árabes Unidos e no Reino Unido. Foi campeão da primeira edição Taça da Liga, em 2007-08, com o Vitória de Setúbal e da Taça de Portugal, com o Braga, na última temporada (2020-21), contra o Benfica de Jorge Jesus.

Carvalhal tem passagens também por SC Espinho, Freamunde, Vizela, CD Aves, Leixões, Belenenses, Beira-Mar, Asteras Tripoli, Marítimo, Sporting, Besiktas, Istanbul BBSK, Sheffield Wednesday, Swansea, Rio Ave, Al-Wahda e Celta de Vigo.

Antes da carreira como treinador, ele foi jogador de futebol, atuando como zagueiro, durante as décadas de 80 e 90, jogando apenas em clubes portugueses, como o Porto e o próprio Braga. Pendurou as chuteiras em 1998 aos 32 anos no Sporting Espinho, onde começou a ser técnico na temporada seguinte.

Mais um treinador da escola portuguesa de futebol, Carvalhal é um estudioso do esporte, sem se prender a antigos conceitos. Ele também tem seu nome sugerido e avaliado por conta dos sucessos recentes dos compatriotas Jorge Jesus, Luís Castro e Abel Ferreira no Brasil.

No comando técnico do Flamengo, ele teria o maior desafio de sua carreira como treinador, já que, pela qualidade do elenco e pelo dinheiro investido, o clube sempre entra como um dos favoritos no Brasileirão e Copa do Brasil e é pressionado para ganhar, jogar bem e ser campeão.

Qual é o estilo de jogo de Carlos Carvalhal

Com inúmeros times e elencos diferentes na carreira, Carlos Carvalhal se mostra um técnico que consegue se adaptar bem com as peças que tem à disposição e com o contexto do clube que comanda. Apesar de ter montado suas equipes em um 4-4-2 na maior parte do tempo, atualmente, no Braga, ele alterna entre o 3-4-3 e o 4-3-3, e molda o estilo de jogo de acordo com o adversário.

Quando comandava times menores e com pretensões baixas, como não serem rebaixadas ou buscando um lugar no meio da tabela, o Swansea e o Sheffield Wednesday por exemplo, Carvalhal optava por marcações baixas, concentradas em seu próprio campo defensivo, com a defesa compactada e, no momento ofensivo, optando pelos contra-ataques rápidos, utilizando as pontas do campo e tentando finalizar a jogada o mais rápido possível.

No Braga, apesar de não ser sempre e com um domínio tão grande como seria no Mengão, a equipe de Carvalhal já sai mais para o jogo e tem mais a posse de bola para iniciar o momento ofensivo. No momento das criações, o time tem paciência para rodar e procurar espaços na defesa adversária, mas com velocidade, usufruindo muito das beiradas de campo e com vários jogadores se aproximando da área para finalizar. Portanto, para não ter uma troca de passes lenta e inofensiva.

Quando não tem a posse de bola, a equipe do treinador português marca em pressão alta na saída do adversário, para recuperá-la rapidamente e tentar roubá-la perto da grande área, gerando uma chance de finalização ou gol. Para acompanhar a marcação do ataque, a defesa sobe e se posiciona, geralmente, no setor do meio de campo, pressionando ainda mais o adversário.

Essa forma de jogo seria benéfica para a equipe carioca porque favorece o jogo ofensivo da equipe, ajuda a criar buracos nas defesas mais fechadas e pode gerar mais solidez ofensiva ao time. O estilo de jogo de Carlos Carvalhal se assemelha com o Flamengo de 2019 treinador por Jorge Jesus.

A formação inicial do Mengão não deve mudar muito, alternando mais a forma de jogar atual do que os atletas em si.

Eleição flamengo 2021 candidatos
Foto: marcelo cortes/flamengo/divulgação

Ele vai ser o técnico do Flamengo?

Carvalhal está sem clube no momento depois de comandar o Celta de Vigo, da Espanha, o que o coloca mais uma vez no radar da diretoria do Flamengo. Em 2020 ele foi cotado para assumir o comando do Rubro-Negro após a saída de Torrent e Rogério Ceni e em 2022 novamente teve o seu nome ligado ao clube da Gávea.

Na primeira ocasião ele recusou a oferta por conta da Covid-19 no país. Já em 2022, após a saída do experiente treinador Renato Gaúcho, Carvalhal tornou-se o sonho da diretoria carioca. Segundo apurações do GE, Marcos Braz e Bruno Spindel viajaram até Braga para conversar com o treinador e o presidente do clube, mas Paulo Sousa acabou contratado.

O sucesso de Jorge Jesus entre 2019 e 2020, com um título do Brasileirão, Supercopa do Brasil, Libertadores e Recopa fez com que a diretoria diretoria rubro-negra buscasse um nome português para assumir o valioso elenco em diferentes ocasiões.

Em 2024, o nome de Carlos Carvalhal aparece novamente junto ao Flamengo, segundo o jornal português Bola na Rede. Sem clube, o comandante pode vir a custo zero para o clube brasileiro.

 

Leia também:

Faltam quantas rodadas para acabar o Brasileirão 2023?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes