Veja como funciona o Campeonato Carioca 2021

Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) alterou o regulamento da competição, com o intuito de deixar o Estadual mais simples e com menos jogos.

Uma das competições mais complexas do país, sem dúvida é o Campeonato Carioca. Dividido em Taça Rio e Taça Guanabara, o Estadual costuma confundir a cabeça dos torcedores. No entanto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) mudou o regulamento para a temporada de 2021, afim de deixar a competição mais simples e diminuir a quantidade de jogos, em razão do calendário apertado por conta da pandemia de Covid-19. Confira como funciona o Campeonato Carioca 2021.

Como funciona o Campeonato Carioca 2021?

A partir desta temporada, o Campeonato Carioca passará a ter um novo formato, modelo que então está garantido até 2022. Agora, a competição terá turno único, mas no qual os 12 times participantes do Estadual se enfrentarão nas 11 rodadas da fase de grupos, em pontos corridos. O modelo é então diferente das edições passadas, na qual o campeonato ocorria em dois turnos.

Os quatro primeiros colocados da chave farão a semifinal, e por fim, a final, em jogos de ida e volta, para definir o campeão do Campeonato Carioca 2021.

Taça Rio e Taça Guanabara

Antes disputado em dois turnos, o Estadual do Rio de Janeiro tem agora apenas um, e com isso, a Taça Rio e Taça Guanabara perderam um pouco o protagonismo. No entanto, elas não deixarão de existir, mas os seus formatos foram alterados.

O campeão da Taça Guanabara será o clube que terminar as 11 rodadas da fase de grupos na liderança da competição. Enquanto a Taça Rio, será disputada pelos clubes que ficarem entre o quinto e oitavo lugar, em confronto no formato de mata-mata.

Fluminense venceu a taça rio na temporada de 2020 e fez final do carioca contra o flamengo
Fluminense venceu a taça rio na temporada de 2020 e fez final do carioca contra o flamengo (foto: lucas mercon/fluminense)

Quais as datas do Campeonato Carioca?

Antes previsto para iniciar no final do mês de fevereiro, o Campeonato Carioca começou no dia 2 de março. Os jogos da fase de grupos terminam no dia 25 de abril e logo em seguida começam os mata-matas.

Quais os times do Campeonato Carioca 2021?

No total, 12 clubes disputam o Campeonato Carioca de 2021. Ademais, são eles:

  • Bangu
  • Boavista
  • Botafogo
  • Flamengo
  • Fluminense
  • Macaé
  • Madureira
  • Nova Iguaçu
  • Portuguesa
  • Resende
  • Vasco
  • Volta Redonda

Quais equipes caem para a série B do Estadual?

No formato do Campeonato Carioca de 2021 apenas um clube será rebaixado para a segunda divisão, sendo então este o último colocado da fase de grupos, após as 11 rodadas iniciais.

Quais os maiores campeões do Campeonato Carioca?

O Flamengo lidera a lista entre os maiores vencedores do Campeonato Carioca. Com o título na temporada passada, o Rubro-negro chegou então a 36 conquistas de Estadual, e lidera com sobras na liderança.

Em segundo lugar aparece o Fluminense com 31, seguido pelo Vasco que tem 24 e o Botafogo com 21. Por fim, América-RJ (7), Bangu (2), São Cristóvão (1) e Paissandu (1) fecham a lista.

+ Veja onde assistir aos jogos da Fase 2 da pré-libertadores 2021

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de antonio venancio de lima
    Antonio Venancio de lima Diz

    ainda não entendo esse campeonato.
    tem que acabar com taça rio, taça Guanabara, fazer um só campeonato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes