Liga das Nações: como funciona o torneio entre seleções europeias

As principais seleções da Europa entram em campo para a disputa da Liga das Nações da UEFA, torneio que substitui os amistosos internacionais

As principais seleções da Europa entram em campo para a disputa da Liga das Nações da UEFA, torneio que substitui os amistosos internacionais. A competição bienal foi criada em 2018 e, portanto, está em sua segunda edição. O atual campeão é Portugal, que conta com o craque Cristiano Ronaldo para defender o título.

No entanto, por ser uma competição nova, o formato da Liga das Nações da UEFA ainda confunde muitos torcedores. Afinal, vale vaga em outras competições? Quando acontecem os jogos? Onde assistir? Veja a seguir algumas respostas para as principais dúvidas sobre como funciona o campeonato.

Datas da Liga das Nações

A edição de 2020/2021 da Liga das Nações da UEFA começou no último dia 3 de setembro, com o clássico entre Alemanha e Espanha abrindo os jogos da primeira rodada. As duas seleções empataram por 1 a 1 em Stuttgart, na Alemanha.

Como em todas as datas Fifa, que são os períodos reservados para os jogos internacionais, cada seleção disputará duas rodadas por vez. Assim, o início da fase de grupos aconteceu entre os dias 3 e 8 de setembro. As próximas datas já confirmadas são 10/11 e 13/14 de outubro, além de 14/15 e 17/18 de novembro.

Como funciona o torneio

As 55 seleções nacionais da UEFA foram divididas de acordo com a posição no ranking entre as Ligas A, B e C, com 16 equipes cada, e a Liga D, com mais sete times. Todos jogam duas vezes entre si, totalizando seis rodadas. Os vencedores dos grupos sobem para a liga superior, e os últimos colocados caem para a liga inferior.

Já os líderes dos grupos da Liga A se classificam para a fase final da competição, com jogos eliminatórios para decidir o campeão. A UEFA definirá um dos quatro países finalistas como sede das partidas decisivas. A princípio, a fase final aconteceria em junho de 2021. Mas ficará para setembro ou outubro por causa da Eurocopa, adiada devido à pandemia e remarcada para o meio do ano que vem.

Na edição anterior, finalizada em junho de 2019, as seleções classificadas para a fase final foram Inglaterra, Holanda, Suíça e Portugal, escolhido como país-sede. Jogando em casa, os atuais campeões europeus não decepcionaram e ficaram com o título após vitória sobre a Holanda na decisão.

Ainda na edição passada, a Alemanha chegou a sofrer rebaixamento, mas se salvou graças a uma mudança no regulamento. Assim, na Liga das Nações de 2020/2021, a Liga A ganhou um grupo a mais, passando a ser disputada por 16 seleções ao invés de apenas 12. A ideia é preencher ainda mais o calendário das seleções, a fim de eliminar de vez os amistosos.

Mudança de formato na liga das nações
Uefa. Com

Participantes da Liga das Nações

Nesta edição, o atual campeão Portugal terá uma missão difícil: superar a campeã mundial França no Grupo 3. No Grupo 1, a briga é entre Itália e Holanda, enquanto Bélgica e Inglaterra reeditam a semifinal da Copa do Mundo no Grupo 2. Finalmente, o Grupo 4 tem Espanha e Alemanha entre os favoritos para avançar à fase final. Veja a seguir todos os grupos:

Liga A

  1. Holanda, Itália, Bósnia e Polônia
  2. Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia
  3. Portugal, França, Suécia e Croácia
  4. Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha

Liga B

  1. Áustria, Noruega, Irlanda do Norte e Romênia
  2. República Tcheca, Escócia, Eslováquia e Israel
  3. Rússia, Sérvia, Turquia e Hungria
  4. País de Gales, Finlândia, Irlanda e Bulgária

Liga C

  1. Montenegro, Chipre, Luxemburgo e Azerbaijão
  2. Geórgia, Macedônia do Norte, Estônia e Armênia
  3. Grécia, Kosovo, Eslovênia e Moldova
  4. Albânia, Belarus, Lituânia e Cazaquistão

Liga D

  1. Ilhas Faroe, Letônia, Andorra e Malta
  2. Gibraltar, Liechtenstein e San Marino

Vaga para outras competições

A partir da edição de 2020/2021, a Liga das Nações da UEFA ganha uma importância a mais. Afinal, além de ser um atalho para a Eurocopa, a competição agora pode valer vaga na repescagem das eliminatórias para a Copa do Mundo.

Ao fim da fase de grupos, são realizados playoffs entre as melhores seleções de cada liga que ainda não tiverem obtido classificação continental. Assim, a Liga das Nações oferece quatro vagas para a Eurocopa.

Além disso, a novidade agora é a inclusão de dois vencedores de grupos da Liga das Nações na repescagem para a Copa do Mundo. Assim, caso a seleção tenha ficado em primeiro na sua chave da Liga e não estiver classificada para a Copa nem para a repescagem, terá a chance de fazer história em dois jogos de mata-mata contra os segundos colocados dos grupos das Eliminatórias.

As vagas na Eurocopa e na repescagem da Copa do Mundo são um tempero a mais para a Liga das Nações, criada justamente para dar fim aos amistosos, vistos como pouco competitivos e sem apelo junto ao público. Quem se dá mal por outro lado, é a seleção brasileira, que perde a chance de enfrentar os europeus em jogos de preparação.

Onde assistir?

Assim como a Liga dos Campeões da UEFA, a Liga das Nações da UEFA também é transmitida no Brasil pelo grupo Turner. Assim, os jogos podem ser vistos nos canais TNT e Space, da TV fechada. Além, haverá sinal aberto pela internet através do YouTube do Esporte Interativo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes