Regras da marcha atlética: resultado e por que Erica Sena foi punida

Brasileira estava próxima de conquistar a histórica medalha de bronze, mas recebeu punição e ficou em 11º lugar.

O Brasil poderia ter conquistado uma histórica medalha de bronze na marcha atlética 20km nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas uma punição frustrou os planos. A brasileira Erica Sena, quarta colocada no Mundial de Doha 2019, estava a 400m de terminar a prova na 3ª posição, em Sapporo. No entanto, uma punição de 2 minutos pôs fim ao sonho. Veja o resultado da marcha atlética e entenda as regras.

O que aconteceu com Erica Sena? veja as regras da marcha atlética

Nas regras da modalidade da marcha atlética, os participantes precisam se locomover mantendo um dos dois pés no chão, além da perna estar esticada. Todos os atletas são rigorosamente vigiados, para que não façam o movimento errado. Por isso, podem receber até duas punições caso infrinjam a regra. Na terceira, é punido e foi justamente o que aconteceu com Erica Sena.

A brasileira estava na terceira posição, mas muito próxima da colombiana Sandra Lorena, segunda colocada. Mas há poucos metros do fim da prova, a representante do país verde e amarelo levou sua terceira punição e precisou ficar parada por 2 minutos. Ao retornar, terminou a prova na 11ª posição e caiu aos prantos com o ocorrido.

Qual o resultado da prova ?

O ouro na prova ficou com a italiana Antonella Palmisano, que venceu com folgas na primeira posição e terminou o percurso em 1h29min12s. Na segunda posição ficou a colombiana Sandra Lorena Arenas, com quem Erica Sena disputava a segunda posição. A chinesa Liu Hong herdou então a medalha de bronze terminando a prova em terceiro lugar, já a brasileira perdeu 2 minutos e ficou em 11º lugar.

Caso não recebesse a punição por conta das regras da marcha atlética, a brasileira certamente terminaria ao menos com o bronze. No entanto, a possibilidade de prata estava grande, visto que a colombiana perdia o rendimento. Veja a classificação das 11 primeiras posições.

  1. A. Palmisano - Itália
  2. S. Arenas - Colômbia
  3. H. Liu - China
  4. M. Perez - Espanha
  5. A. Gonzalez - México
  6. J. Montag - Austrália
  7. S.J. Qieyang - China
  8. A. Drisbioti - Grécia
  9. P. Perez - Equador
  10. K. Zdzieblo - Polônia
  11. E. Sena - Brasil

 

Leia também

+ Entenda por que Tandara, do vôlei feminino, foi suspensa da Olimpíada

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes