Esporte

Quem são os skatistas brasileiros nas Olimpíadas 2021

Modalidade é uma das grandes esperanças de medalhas para o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Escrito por

A inclusão do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 foi vista com bons olhos para os brasileiros. Isso porque, o país é um dos fortes candidatos à medalha nas duas categorias: park e street, tanto no masculino, quanto no feminino. Uma das potências na modalidade, o país vai ao Japão com 12 atletas e alta expectativa de bons frutos. Conheça então os skatistas brasileiros das Olimpíadas 2021.

Quais são os skatistas brasileiros das Olimpíadas 2021?

O Brasil viajou aos jogos Olímpicos com 12 atletas. Os skatistas brasileiros das Olimpíadas 2021 são: Dora Varella, 19, Isadora Pacheco, 16, Yndiara Asp, 23, Luizinho Francisco, 20, Pedro Barros, 26, e Pedro Quintas, 20, na modalidade park. Já no street: Leticia Bufoni, 28, Pâmela Rosa, 21, Rayssa Leal, 13, Felipe Gustavo, 30, Giovanni Vianna, 20, e por fim, Kelvin Hoefler, 27.

Park feminino: Dora Varella, Isadora Pacheco e Yndiara Asp

Isadora pacheco - foto: twitter/@cbskoficial
Dora varella - foto: twitter/@cbskoficial
Yndiara asp- foto: twitter/@cbskoficial

Park masculino: Luizinho Francisco, Pedro Barros e Pedro Quintas

Luizinho francisco está entre os skatistas brasileiros nas olimpíadas 2021 - foto: twitter/@cbskoficial
Pedro barros- foto: twitter/@cbskoficial
Pedro quintas é o 10º do ranking geral no park masculino - foto: twitter/@cbskoficial

Street feminino: Leticia Bufoni, Pâmela Rosa e Rayssa Leal

Leticia bufoni, uma das melhores da história, está entre os skatistas brasileiro nas olimpíadas 2021 - foto: twitter/@cbskoficial
Pamela rosa - foto: twitter/@cbskoficial
Rayssa leal possui 13 anos e é mais uma uma esperança de medalha entre os skatistas brasileiros nas olimpíadas 2021 - foto: twitter/@cbskoficial

Street masculino: Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler

Kelvin hoefler é o principal skatista brasileiro no street das olimpíadas 2021 - foto: twitter/@cbskoficial
Giovanni vianna é o atual 19º do ranking mundial - foto: @cbskoficial
Felipe gustavo - foto: twitter/@cbskoficial

Qual a principal chance de medalha do skate brasileiro?

O street feminino é o grande carro-chefe do Brasil nessas Olimpíadas e principal modalidade com chance de medalha. O país conta três skatistas entre as quatro melhores do ranking: Pamela (1º), Rayssa (2º) e Leticia (4º). As três possuem chance de pódio, embora seja complicado que as três conquistem medalhas.

O street masculino brasileiro tem como principal candidato à medalha, Kelvin Hoefler, o então quarto colocado no ranking mundial. Ainda compõem a equipe os atletas Felipe Gustavo e Giovani Vianna, mas 17º e 19º no ranking, respectivamente.

Por outro lado, no park feminino, o brasil é composto por Yndiara Asp, Isadora Pacheco e Dora Varella. Ambas não chegaram à final do Mundial de 2021, mas podem ser surpresas na competição. Dora Varella é a melhor posicionada no ranking, em 9º. Isadora Pacheco é a 11ª, enquanto Yndiara Asp está em 14º.

Por fim, no park masculino, o Brasil também surge como um fortíssimo candidato à medalha. O país terá Luizinho e o multicampeão Pedro Barros, que então ocupam terceiro e quarto no ranking, respectivamente. Completa a equipe o skatista Pedro Quintas, bronze no Mundial de 2019, mas atual 10º colocado do ranking.

Multicampeão pedro barros está entre os skatistas brasileiros nas olimpíadas 2021 com chance de medalhas - foto: twitter/@cbskoficial

Qual a diferença entre park x street?

O skate nas Olimpíadas é então composto pelas modalidades part e street. A diferença é que, enquanto o park possui diversas barreiras construídas para a prática do esporte, como rampas e bowls (pista com formato de piscina), o street simula a paisagem urbana, como escadas, corrimões e bancos.

 

Leia também:

+ História das Olimpíadas: guia para entender a origem dos jogos

+ Conheça a equipe completa do Brasil no vôlei feminino em 2021

+ Primeiro jogo do Brasil nas Olimpíadas 2021: programação do Brasil

Última modificação em 17/10/2023 13:15

Gabriel Sato

Paulista de 21 anos, mas que atualmente mora em Campo Grande/MS. Formado na UFMS e apaixonado por futebol!

Compartilhe
Escrito por