Setor de lâmpadas é tomado por importações

Se há uma indústria que se apagou no Brasil é a de lâmpadas. A retração no ramo de lâmpadas atingiu 34,3%.

Se há uma indústria que se apagou no Brasil é a de lâmpadas, que foi substituída pelo produto chinês. A fabricação local foi a que mais recuou entre todos os segmentos industriais durante a crise. A retração no ramo de lâmpadas e outros equipamentos de iluminação atingiu 34,3% entre janeiro e setembro sobre igual intervalo do ano passado, após uma queda de 27,2% da produção física em 2016, de acordo a Pesquisa Mensal da Indústria, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nenhum outro entre os 93 segmentos pesquisados caiu tanto. O início do desmonte da indústria de lâmpadas no Brasil, porém, remonta à crise energética de 2001, quando a falta de chuvas levou o governo a praticar um drástico racionamento. Com cerca de 90% da matriz hidrelétrica e sem interligação entre os sistemas, os brasileiros foram obrigados a reduzir o consumo, sob a penalidade de altas de até 20% nas contas de luz. Foi aí que começou o processo de troca das lâmpadas incandescentes das residências, cuja produção era 100% nacional, por fluorescentes compactas. "A economia ficava entre 4 e 5 vezes" , diz o presidente da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), Georges Blum. Mesmo assim, a fabricação nacional de incandescentes tradicionais se manteve, porém com data certa para ser encerrada. A partir de 2012, saíram de linha as de 150 watts, seguida das de 100W (em 2013) e 60W (em 2014) e, encerrada em junho de 2016, com as de até 40W.

"A partir de então, as fábricas começaram a fechar no Brasil" , ressalta Blum, diante da falta de investimentos para atualização e modernização dos parques fabris. Como comparação, uma lâmpada antiga de 40W equivale a uma nova de 7W, enquanto outra de 100W é semelhante a de 12W.

Lâmpadas LED

No entanto, o mercado passaria por uma nova revolução, acabando de vez com o que ainda se produzia no Brasil, com a entrada das lâmpadas de LED [Light Emitting Diod]. Em relação às incandescentes tradicionais, a economia de energia chega a até 80%, além de uma durabilidade maior. O setor de lâmpadas conta com poucos dados, mas um deles é de importações. Neste caso, se observa a reversão do cenário das compras. Enquanto as importações de LED cresceram de 131 milhões de unidades, em 2015, para 145 milhões em 2017 (+10,6%), as compactas fluorescentes recuaram 64% no período, de 250 milhões para 90 milhões. Estima-se que cerca de 90% das lâmpadas LED no Brasil sejam importadas , afirma Blum. Segundo ele, o problema é que cerca de 30% das compras, atualmente, são de unidades com preços até 80% abaixo do praticado no mercado e fora dos padrões de segurança exigidos no Brasil.

LuminariaLuminárias

O único segmento que sobrevive é o de luminárias de média e alta potência. Segundo o vice-presidente do Grupo Unicoba, Daniel Neiva, a produção é local, mas a maior parte dos componentes, importada. Conforme o executivo, desde 2012 a produção vem praticamente dobrando anualmente. Para 2018, a expectativa é de um incremento de 35%, puxada por iluminação pública e corporativo. Esse desempenho levou a empresa a receber um segundo aporte de recursos de R$ 30 milhões, de um fundo de private equity. "A área de luminárias está a pleno vapor, já na de baixa potência [residencial] o Brasil está fora" , diz Neiva.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes