Eleições 2020

Eleições 2020: saiba como encontrar candidatas mulheres em sua cidade

Ferramenta desenvolvida pela Gênero e Número, em parceria com a ONU Mulheres Brasil, permite encontrar informações sobre as candidatas de todas as cidades do país

Eleições 2020- A Gênero e Número (primeira plataforma brasileira que aborda questões de gênero a partir de dados), em parceria com a ONU Mulheres Brasil (entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres), criou uma ferramenta exclusiva que permite encontrar informações sobre candidatas mulheres de todas as cidades brasileiras.

As mulheres são, segundo o IBGE, 51,9% da população. No entanto, são poucas na política: em 2018, o número de mulheres na Câmara dos Deputados atingiu apenas a marca de 15% entre 513 parlamentares. Em 2016, nas últimas eleições municipais, somente 11,6% das prefeituras foram ocupadas por mulheres.

O estímulo à participação feminina por meio da chamada "cota de gênero" está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais. Com o fim das coligações nas eleições proporcionais (Emenda Constitucional (EC) nº 97/2017) , cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

Além disso, 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, conhecido como Fundo Eleitoral, devem ser destinados para financiar  campanhas de candidatas durante o período eleitoral.

Eleições 2020: Como encontrar candidatas mulheres?

  • Acesse o site;
  • Escolha o estado;
  • Escolha a cidade;
  • Um gráfico vai aparecer com os partidos, número, nomes, cargos, cor declarada e nível de escolaridade das candidatas.

Outras tecnologias: Como simular o voto?

Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele, o cidadão pode treinar como votar para os cargos em disputa no pleito deste ano, como se estivesse diante de uma urna, de forma rápida, didática e divertida.

  • O software apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo (Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore)
  • O eleitor pode navegar pelas legendas usando as setas para direita e para esquerda, na filipeta de candidatos no alto da página
  • Antes de votar no Simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar: primeiro ou segundo
  • No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”)
  • Devido a seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

Eleições 2020: conheça os aplicativos do TSE para facilitar sua vida

Eleições 2020: saiba como funciona a urna eletrônica

Eleições 2020: saiba como justificar pelo celular a partir do E-título

Eleições 2020: saiba como checar fake news com o robô do TSE

Última modificação em 28/07/2022 15:39

Compartilhe