Eleições 2020: saiba como checar fake news com o robô do TSE

A tecnologia “Tira dúvidas no WhatsApp” ajuda no combate à disseminação de informações falsas

Eleições 2020- O pleito de 2018 ficou conhecido pela polarização política e disseminação de fake news. Os candidatos utilizaram a internet como ecossistema para o compartilhamento  de conteúdos mentirosos sobre os adversários, o que trouxe consequências que se refletiram nos resultados.

Eleições 2020: conheça os aplicativos do TSE para facilitar sua vida

Nas Eleições 2020, já ciente dos problemas causados pelas notícias falsas,  o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp lançaram o chatbot “Tira dúvidas no WhatsApp”. Com o robô, os eleitores conseguem checar dados e obter diversas informações essenciais,  como  data, horário e  local da votação. O CanalTech reuniu o passo a passo para usar a tecnologia.

Eleições 2020: Como checar fake news com o robô do TSE?

1- Adicione o número do chatbot do TSE na sua lista de contatos do WhatsApp. O número é +55 61 9637-1078. Feito isso, inicie uma conversa com ele normalmente no mensageiro.

2- Mande uma saudação  e o bot perguntará se você quer receber informações sobre as eleições. Clique em “Quero receber” para poder prosseguir.

3-  Em seguida, o bot lhe enviará uma lista de todos os itens que está habilitado para responder.

Eleições2020fakenewstse

4- Enviando “3”, o chatbot irá enviar todas as notícias que já foram checadas pelas agências de checagem, seguido do link “Fato ou Boato” da Justiça Eleitoral.

6- Enviando “4”, o bot irá enviar algumas informações com dicas para que você possa reconhecer fake news e conteúdos enganosos. Em seguida, digite um dos números para receber as dicas.

8- Enviando “5”, você pode consultar todos os candidatos das Eleições 2020. Basta apenas selecionar uma das opções, enviar o estado e a sua cidade para saber mais informações.

9- Enviando “5”, você pode consultar todos os candidatos das Eleições 2020. Basta apenas selecionar uma das opções, enviar o estado e a sua cidade para saber mais informações.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes