Eleições 2020: conheça os aplicativos do TSE para facilitar sua vida

A Justiça Eleitoral elaborou cinco apps que permitem obter desde informações sobre onde votar até conhecer o resultado das votações pelo país

Eleições 2020- A tecnologia pode ser uma importante aliada para entender o funcionamento do pleito desse ano. Pensando nisso, o TSE ( Tribunal Superior Eleitoral) elaborou cinco aplicativos móveis para ajudar os eleitores e mesários, oferecendo diversas informações para facilitar sua vida.

Eleições 2020: "Boletim na Mão"

O aplicativo permite que qualquer cidadão veja os resultados apurados nas urnas diretamente do seu dispositivo móvel. Todo o conteúdo dos Boletins de Urna (BU) estão disponíveis no app. O BU é o documento que contém o total dos votos recebidos pelos candidatos em cada seção e são impressos ao final dos trabalhos da seção eleitoral.

Com o celular aberto no aplicativo, o eleitor pode “ler” o código QR Code impresso no boletim das seções eleitorais de seu interesse e conferir, posteriormente, se os dados coletados correspondem àqueles totalizados e divulgados posteriormente pelo TSE. Não é necessário conexão com a internet para a leitura do QR Code contido no documento impresso.

Aplicativo "Resultados"


Essa tecnologia permite que os eleitores acompanhem  a contagem dos votos em todo o Brasil, conferindo o quantitativo de votos computados para cada candidato, com a indicação dos eleitos ou dos que foram para o segundo turno.

Eleições 2020: Mesário

O aplicativo reúne informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como colaborador, nas Eleições 2020. A ferramenta contém instruções gerais sobre a atividade do mesário na seção eleitoral e tem a função principal de treinar o cidadão que vai prestar esse serviço no dia do pleito, de forma simples e rápida.

A tecnologia também orienta e tira dúvidas sobre todo o processo, apresenta as datas importantes do calendário eleitoral de interesse dos mesários e reúne dicas e soluções. Para as Eleições 2020, com foco na prevenção, o TSE disponibilizou um treinamento oficial no aplicativo, possibilitando a capacitação remota dos voluntários em todo o país.

E-Título

O e-Título é a via digital do título eleitoral. O app informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. Também é possível emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, o que pode ser obtido a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. Os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição poderão utilizar o e-Título para justificar sua ausência.

Eleições 2020: Pardal

 

Com o Pardal,  é possível informar irregularidades em tempo real. Após baixar a ferramenta, o cidadão poderá fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral. O estado informado pelo denunciante como local da ocorrência ficará encarregado de analisar as denúncias.

Entre as situações que podem ser denunciadas, estão o registro de uma propaganda irregular, como a existência de um outdoor de candidato – o que é proibido pela legislação –, e a participação de algum funcionário público em um ato de campanha durante o horário de expediente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes