Eleições 2020: TSE aprova envio de tropas federais para 7 estados

Militares das Forças Armadas vão atuar em áreas com histórico de conflito em AC, AP, MA, MS, PA, RN e TO. Ao todo serão 345 localidades

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade nesta terça-feira (27), o envio de tropas federais a sete estados durante o primeiro turno das eleições 2020, que acontecerão no dia 15 de novembro. O pedido por reforço foi feito pelos tribunais regionais eleitorais dos estados do Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Ao todo serão 345 localidades que receberam o auxílio. Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos das eleições municipais. Os governos locais foram consultados sobre a medida e permitiram, dando aval. No último dia 20, por meio de um decreto, o governo federal autorizou o emprego dos militares na tarefa. 

Localidades que vão receber as tropas federais

As forças vão atuar em 345 localidades durante as eleições 2020. A divisão ficou como descrita a seguir:

    Acre: 19 localidades Amapá: 32 localidades Maranhão: 98 localidades Mato Grosso do Sul: 5 localidades Pará: 72 localidades Rio Grande do Norte: 113 localidades Tocantins: 6 localidades

Os locais que vão receber as tropas têm histórico de conflitos durante as eleições, além de baixo efetivo de policiais militares. Após a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas. 

O envio de tropas não é novidade, nas eleições de 2018 o TSE autorizou o envio para 510 municípios em 11 estados. Já nas eleições que ocorreram em 2016, foram 467 municípios de 14 estados.

Eleições 2020: saiba como consultar o local de votação pela internet

Eleições 2020 durante a pandemia

Por causa da pandemia causada pela covid-19 o Congresso Nacional promulgou uma emenda constitucional que adiou o primeiro turno das eleições municipais deste ano, passando de 4 de outubro para 15 de novembro. Nas cidades que o segundo turno for necessário, será no dia 29 de novembro, que antes seria em 25 de outubro. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes