Jornal DCI DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Bolsonaro é católico ou evangélico? Conheça a religião do presidente

Nas eleições de 2022, a religião tem sido uma das questões no centro do cenário político brasileiro.

Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Atualizado em
Bolsonaro é católico ou evangélico
Bolsonaro é candidato à reeleição - Foto: divulgação

Em campanha pela reeleição à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL) tem levado ao ápice os esforços políticos para cultivar uma direita evangélica cristã. Mas o político circula também entre os católicos, a exemplo da ida a missa de Nossa Senhora em Aparecida  às vésperas do segundo turno. Mas Bolsonaro é católico ou evangélico?

Veja também: qual a religião de Lula?

Afinal, Bolsonaro é católico ou evangélico?

batismo de bolsonaro
Jair Bolsonaro foi batizado em Israel – Foto: reprodução

O presidente Jair Bolsonaro é católico, mas muitas pessoas acreditam que Jair Bolsonaro seja evangélico. A confusão é compreensível, já que ele está mais próximo dos evangélicos na política e até na família. A esposa, Michelle Bolsonaro é evangélica, assim como os filhos. A cerimônia de casamento também foi conduzida por um pastor e em 2016, quando deputado federal, ele foi batizado por um pastor nas águas do Rio Jordão, em Israel.

Em 2015, ainda quando era deputado federal, Bolsonaro confirmou em seu Twitter que segue a religião católica.

 

Bolsonaro está contando com o apoio dos evangélicos para conseguir uma virada no segundo turno das eleições. Nas pesquisas, o candidato continua atrás do seu rival  Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar do apoio dos cristãos e o mote conservador da campanha, estagnação da economia brasileira e a condução do país na pandemia se tornaram o calcanhar de Aquiles do presidente.

A história também mostra que o alinhamento político dos eleitores evangélicos tem variado ao longo dos anos. Lula, por exemplo, foi eleito pela primeira vez em 2002 com o apoio de vários líderes evangélicos. Já em 2016, o grupo se uniu à favor do impeachment de Dilma Rousseff.

Só depois que esse público migrou para a extrema-direita de Bolsonaro – que muitas vezes afirma estar do lado correto de uma batalha divina entre o bem e o mal.

Veja também:

Próximo debate presidencial 2022: datas da Band, Globo e SBT

Veja o vídeo onde Michelle Bolsonaro pula e faz oração após aprovação de André Mendonça ao STF

Michelle Bolsonaro pula e faz oração após aprovação de André Mendonça ao STF

No Description

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.