Podem investigar, não vão encontrar nenhum ilícito, diz Lula a senadores

Instituto Lula vai munir os senadores com informações sobre as respostas dele, a fim de que possam ser usadas em entrevistas e no plenário da Casa

BRASÍLIA E SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou a um grupo de senadores do partido nesta quinta-feira, 18, que esclarecerá todos os questionamentos que tem sido alvo nas seis frentes apurações que o envolvem. "Vocês podem ficar tranquilos: podem investigar o que quiserem que não vão encontrar um ato ilícito cometido por mim", disse Lula no encontro realizado à tarde no Instituto Lula com a presença de 10 dos 12 integrantes da bancada - Walter Pinheiro (BA) e Paulo Paim (RS), que já cogitaram deixar o partido, foram as duas ausências.

#000a
#000a

Na reunião que durou cerca de três horas, iniciada com um almoço, conforme relatos, o ex-presidente não falou diretamente sobre a decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de suspender o depoimento que prestaria ao Ministério Público de São Paulo sobre o caso da suposta ocultação da propriedade de um tríplex no Guarujá. Mas fechou com os senadores uma estratégia para amplificar sua defesa para as apurações: o instituto vai abastecer os senadores com informações sobre as respostas dele, a fim de que possam ser usadas em entrevistas e no plenário da Casa.

Durante a conversa, apesar de ter mostrado indignação quando falou sobre as suspeitas que o envolvem, Lula mostrou-se sorridente e cobrou empenho dos senadores para defender o legado e as realizações do partido. A pedido do ex-presidente, o líder do PT, Humberto Costa (PE), ficou de marcar para em breve uma rodada de conversas de Lula com as demais bancadas da base aliada no Senado.

Segundo o senador Paulo Rocha (PA), que foi um dos organizadores do encontro, Lula puxou o assunto dos #0027ataques#0027 que vem sofrendo. "Ele disse que está tranquilo, preparado, que tem documentos pra provar que não tinha nada de errado com o uso do sítio", relatou Rocha ao Broadcast Político, serviço em tempo real da Agência Estado.

O sítio na cidade de Atibaia é propriedade de Jonas Suassuna e Fernando Bittar, sócios do filho mais velho de Lula, Fabio Luiz Lula da Silva, o Lulinha. A Lava Jato investiga se empreiteiras implicadas no esquema de corrupção na Petrobras bancaram uma reforma na propriedade como uma troca de favores com o ex-presidente. O PT afirma que Lula é vítima de perseguição política. "É um processo de politização da justiça, de criminalização, que já vimos em vários momentos da história, quando há uma disputa polarizada do poder", afirmou o senador.

Ousadia na economia

O ex-presidente falou também sobre os desafios para sair das dificuldades e recuperar a economia brasileira, com o retorno do emprego e da renda do trabalhador. Ele elogiou a escolha de Nelson Barbosa para o Ministério da Fazenda, mas disse que ele poderia ser mais audacioso na economia. Citou especificamente que o ministro deveria aumentar a oferta de crédito dos bancos públicos para os brasileiros. Lula avaliou que, depois que Barbosa entrou no governo, está "menos ousado".

De acordo com Paulo Rocha, os senadores e Lula conversaram sobre a conjuntura, mas sem tirar nenhum direcionamento para votações, pois isso cabe às instâncias partidárias - o PT tem reunião do diretório nacional no Rio na semana que vem. Sobre a reforma da Previdência, Paulo Rocha repetiu o posicionamento da base petista. "Sabemos que a Previdência tem que estar em constante atenção de todo governo, por questão de sustentabilidade das contas públicas, mas a visão hoje no PT é de que há outras medidas que podem ser tomadas antes que a reforma da Previdência para resolver a questão fiscal."

Vídeo

Num clima descontraído, os senadores petistas participaram da gravação de um vídeo com o ex-presidente. "A bancada de senadoras e senadores do PT está trazendo aqui o abraço afetuoso para o presidente Lula em nome da militância do PT de todo o Brasil", disse a senadora Fátima Bezerra (RN) na mensagem, sob aplausos.

"Nosso objetivo era levar a nossa solidariedade política e pessoal a esse cerco montado a Lula", disse Humberto Costa, ao destacar ter confiança completa na lisura e na honestidade a ele. Para Fátima Bezerra, o ex-presidente, apesar da "perseguição implacável" que é alvo, está de cabeça erguida e tem plena consciência da liderança que exerceu e exerce no País. "Fomos fazer um ato de companheirismo e solidariedade a Lula, por todas as políticas que implementou, pelo legado que deixou ao País", completou Paulo Rocha.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes