Chá para aumentar a imunidade: conheça as principais receitas caseiras

Infusões de blends, ervas e raízes que vão melhorar sua saúde.

Você sabia que o chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo? Além de proporcionar conforto para o organismo, os chás aumentam a imunidade?  Pois é: as infusões são poderosas opções de preparo simples, barato e natural para  manter a saúde em alta - e são uma delícia!

Por que o chá ajuda a aumentar a imunidade?

Segundo o médico ayurvédico Matheus Macêdo, os chás tem dois grandes potenciais: “O primeiro é água quente, o jeito de consumo de líquidos mais recomendados na medicina ayurvédica. Isso porque a água morna estimula a digestão e ativa o seu metabolismo. E, então, quando adicionamos uma erva ou raiz na água morna ajudamos a planta a liberar seus potenciais fitoquímicos, o que nos proporciona ganho de saúde e um aumento de imunidade de forma natural”.

“Os chás, sejam eles de frutas, ervas ou raízes são uma das fontes mais ricas em flavonoides (compostos presentes em alimentos, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória) e inúmeras propriedades terapêuticas”, explica a nutricionista especialista em fitoterapia, Fernanda Buainain Abuhassan Possari. “Desde que saiba quando, o quanto e como utilizá-lo, cada planta tem princípios ativos, fazendo com que a sua ação farmacológica dependa da sua correta preparação e utilização”, completa a nutricionista.

Selecionamos os principais chás e suas misturas que certamente contribuem para a melhora da imunidade.

Chá verde com limãoChá branco com limão

“O chá verde assim como o chá branco, que são feitos da mesma planta, são indicados para imunidade. O chá branco especificamente com limão demonstra um potencial antioxidante muito interessante”, aponta Matheus Macedo.

 

Cúrcuma com folha de laranja

Chá de cúrcuma

Devido ao seu alto potencial antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, a cúrcuma tem se tornado a queridinha entre médicos e especialistas. Matheus Macêdo explica que na medicina ayurvédica a cúrcuma vale ouro. “Sempre que você for usar cúrcuma insira uma pitadinha pequenininha de pimenta-do-reino porque a cúrcuma e a pimenta-do-reino se amam e atuam com uma sinergia incrível que melhoram ainda mais a saúde”. Marcia Regina Cardoso Chiad, produtora urbana de ervas medicinais, sugere infusão de cúrcuma com folha de laranja: “É delicioso e potencialmente bom para o sistema imunológico”.

Gengibre com capim limão

Chá de gengibre com limão
Foto vahdam teas

Outra ótima opção é o  gengibre , o chá dessa raiz é excelente pra melhorar a imunidade. “O gengibre é rico em gingerol e melhora o sistema respiratório e digestivo. No entanto, o rizoma do gengibre deve ser fervido para liberar os óleos. O chá do gengibre pode ser associado a outras ervas como menta, capim limão ou alfavaca”, explica Marcia Chiad.

Triphala

Triphala, uma mistura de três frutas indianas que são secas e transformadas em pó
Foto eat this

Ainda pouco conhecida por aqui, a triphala é um blend formado por três (tri) frutas (phalas). Na tradição ayurvédica essas três frutinhas são reduzidas a pó e desse pó é feito chá. “Apesar do chá de triphala não ser necessariamente para o fortalecimento da imunidade, porque esse conceito depende de cada pessoa, do problema que cada pessoa está tentando enfrentar, seu chá é ótimo para aumentar a saúde de forma geral”. Inclusive, pesquisa recente feita pelo Nutrition Facts com mais de 3 mil substâncias descobriu que a triphala tem um dos maiores potenciais antioxidantes entre as substâncias pesquisadas.

Ervas para aumentar a imunidade de forma natural

Alecrim

Estimulante geral, antisséptico para os pulmões e brônquios, bactericida e fungicida. Preferencialmente, usa-lo fresco.

Astrágalo (raiz)

Imunoestimulante, antibacteriano.

Eucalipto (folha)

Afecções das vias respiratórias, gripe, resfriado.

Guaco

Antibacteriano, antitussígeno, asma brônquica, broncodilatador, inflamação de garganta, resfriado e gripe.

Oliveira (folha)

Antiviral, antifúngico e antibactericida.

Tomilho

Antiviral, antifúngico e antimicrobiano. Preferencialmente, usá-lo fresco.

 

Por fim, Dra. Fernanda sugere outros ingredientes para melhorar a saúde: frutas cítricas (que são fontes importantes de vitamina C), pólen e usar as ervas citadas de forma fresca na salada, no preparo do alimento ou do suco. “Use e e abuse da cúrcuma, tanto em chás como em arroz, sopas e outras preparações”, complementa Marcia Chiad.

Mas lembre-se, não adianta tomar os chás e não se alimentar de maneira saudável. Aliás, as orientações de sempre continuam valendo: praticar atividades físicas, dormir bem, hidratar-se e evitar estresse são o combo para garantir saúde!

* Todas as ervas citadas deverão ser utilizadas com cautela durante a gravidez. Por isso, deve-se sempre consultar um profissional antes de consumi-la.
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes