CoronaVac: Anvisa libera matéria-prima para importação

Na semana passada, a Anvisa já havia liberado 6 milhões de doses da CoronaVac que deverão chegar prontas para uso. Em sua terceira fase de testes, vacina é uma parceria do Instituto Butantã com farmacêutica chinesa, Sinovac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem (28) a importação de insumos para a produção de 40 milhões de doses da CoronaVac - vacina chinesa que tem o Instituto Butantã, em São Paulo, como parceiro de produção contra a contaminação da covid-19. Na semana passada, a Anvisa já havia liberado a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac que deverão chegar no Brasil envasadas e prontas para o uso.

A Sinovac, farmacêutica chinesa responsável pela produção da CoronaVac, ainda não obteve o registro de aplicação no Brasil - logo, a população não pode utilizar o imunizante. Até agora, apenas alguns dados parciais sobre a segurança do medicamento foram apresentados pelo Governo do Estado de São Paulo, mas ainda não foram publicados em revistas científicas. A CoronaVac está atualmente em sua terceira fase de testes.

CoronaVac x Vacina de Oxford

A CoronaVac é alvo de disputa política entre o governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB), o Ministério da Saúde e o presidente, Jair Bolsonaro.  O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia anunciado na semana passada a compra de 46 milhões de doses da vacina feita em parceria com a China, mas Bolsonaro mandou cancelar a compra logo em seguida ao anúncio - o que levou o Ministério revogar a decisão. O Governo Federal vem apoiando a produção da vacina de Oxford.

A liberação da Anvisa para a compra de matéria-prima da CoronaVac dá margem para uma nova polêmica entre os dois governos, já que o governo paulista afirmou que o calendário de produção da vacina sofreria atrasos diante da demora na liberação da importação dos insumos da China -o que foi negado pela Anvisa, que afirmou que o trâmite seguiu normalmente., já que o Instituto Butantã solicitou a autorização da importação em 18 de setembro.

Vacina de Oxford tem resposta positiva

No meio da discussão sobre a eficácia da CoronaVac ou da vacina britânica, no início dessa semana, novas informações sobre a Vacina de Oxford foram divulgados em revistas científicas. Dessa vez, os testes apontam bons resultados do imunizante entre idosos e jovens adultos. A vacina de Oxford faz parte de um acordo com o Governo Federal do Brasil e a Fiocruz; e a OMS (Organização Mundial da Saúde) já havia recebido informações parecidas, o que deixa a agência “otimista” em relação ao avanço na imunização da Covid-19.  

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes