Enem 2020: São Paulo reforça operação no transporte público

Os transportes metropolitanos da região da Grande São Paulo investiram em reforços para auxiliar o transporte dos candidatos que irão prestar o ENEM 2020; confira as mudanças

Os transportes metropolitanos da região da Grande São Paulo vão reforçar a operação para agilizar o transporte, principalmente público, dos passageiros que vão fazer o Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio). As mudanças entram em vigor neste domingo, 17 de janeiro de 2021, durante a primeira fase do exame.

 

A STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) informou que as equipes farão um monitoramento em tempo real dos transportes para caso haja necessidade de fazer possíveis ajustes ao longo do dia. O reforço se aplica à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), à EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e ao Metrô de São Paulo.

 

Atenção à Covid-19 no transporte público para o Enem

O risco de um candidato do Enem 2020 pegar Covid-19 é maior nos deslocamentos até o local da prova do que durante a avaliação, segundo o infectologista Alexandre Naime Barbosa, entrevistado pelo G1. “A gente sabe que não há distanciamento social nem limite de passageiros em ônibus, metrôs e trens ou nos barcos da região amazônica”, diz o infectologista. Fica o alerta aos estudantes que evitem horários conturbados e o pedido de que usem máscara, mantenham o distanciamento social, na medida do possível, e utilizem álcool em gel. 

 

Mudanças no transporte público em SP para o Enem

Metrô

O Metrô informou que irá reforçar sua frota de trens entre 10h e 13h. Serão colocadas em circulação mais vagões do que um domingo normal nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, com adição de oito trens extras. Em cada uma dessas vias, 18 composições vão circular até às 13h, quando os portões do exame se fecham.  A operação especial do Metrô também contempla a disponibilização de trens reservas estacionados em pontos estratégicos das linhas, para ampliar a oferta de viagens em caso de aumento de demanda.

 

A linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro e linha 5-Lilás, da ViaMobilidade, são privatizadas e vão trabalhar com frota e intervalos normais para os domingos. 

 

Ônibus

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) informou que suas equipes estarão de plantão para monitorar, fiscalizar e autorizar eventuais aumentos de frota das linhas metropolitanas na Grande São Paulo. O Consórcio Unileste, que opera as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU/SP na Área 4 de concessão (região de Mogi das Cruzes), vai reforçar a operação de dois serviços para auxiliar no transporte dos estudantes.

 

A linha 311 Salesópolis (trevo da Petrobras) – Mogi das Cruzes (centro) via Biritiba Mirim terá uma partida a mais, às 10h, saindo de Salesópolis. E o serviço 311 DV1 Salesópolis (trevo da Petrobras) – Mogi das Cruzes (centro) via Salesópolis (Bragança) terá duas partidas, às 9h e às 9h40, também a partir de Salesópolis. A linha 394 Biritiba Mirim (Jardim dos Eucaliptos) – Mogi das Cruzes (centro) será acrescida de uma partida de Biritiba Mirim às 9h30. Confira horários e itinerários no site do EMTU.

 

CPTM 

Todas as linhas, exceto a Linha 13-Jade, irão funcionar com intervalos médios entre os trens de 10 minutos, das 4h às 14h00. Além disso, entre 8h e 13h, as seis linhas da CPTM terão um trem extra de prontidão para entrar em operação em caso de necessidade, e todas as estações terão reforço na segurança e a adição de bilhetes extras nas bilheterias.

 

Bikes como transporte para o Enem

Assim como em todos os domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas durante todo o funcionamento nas linhas de metrô e da CPTM.

 

Passagens

É recomendado que o candidato compre suas passagens de metrô com antecedência, devido ao tempo de espera nas filas para comprar o bilhete no dia do exame. Além das tradicionais bilheterias, as passagens para metrô e CPTM também podem ser adquiridas em QRCode, disponíveis para compra pelo aplicativo de celular “TOP” e em máquinas de autoatendimento nas estações.

 

Abertura dos portões antecipada no Enem 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para prevenir a concentração de estudantes na entrada, antecipou a abertura dos portões para as 11h30.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes