Sisu 2021: veja quando começa as inscrições; 209 mil vagas disponíveis

O Sisu 2021 oferta mais de 209 mil vagas em cursos de graduação em todos os estados do Brasil.

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2021 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas no dia 6 de abril. Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e não tiraram nota zero na prova de redação. O Sisu 2021 oferta mais de 209 mil vagas em cursos de graduação em todos os estados do Brasil.

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas. É necessário especificar a ordem de preferência, do curso e unidade de ensino, e o turno no qual pretende estudar. As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.

O estudante também precisa definir qual a modalidade em que se encaixa. No Sisu 2021, as modalidades disponíveis são: ampla concorrência e ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Vagas do Sisu 2021

Todas as vagas do Sisu 2021 estão disponíveis em instituições pública de ensino superior. Desde a segunda edição de 2020, o sistema passou a oferecer vagas também para os cursos EaD.

Segundo o Ministério da Educação, ao todo, serão 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 cursos de graduação.

Cronograma Sisu 2021

  • Período de inscrições - de 6 a 9 de abril, pela internet;
  • Resultado da chamada regular - em 13 de abril;
  • Prazo para participar da lista de espera - de 13 a 19 de abril;
  • Matrícula da chamada regular - de 14 a 19 abril;
  • Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições - a partir de 23 de abril.

Lista de espera do Sisu 2021

Para quem não passar em nenhuma das chamadas regulares do Sisu 2021, o programa oferece uma nova oportunidade com a lista de espera.

Quem pode participar da lista de espera do Sisu?

Podem se candidatar à lista de espera do Sisu 2021 os candidatos que não passaram na chamada regular do programa. Sendo possível manifestar interesse tanto para a primeira quanto para a segunda opção de curso escolhida na inscrição.

Como participar da lista de espera?

Para participar da lista de espera, os candidatos devem acessar o sistema entre 13 e 19 de abril, após a divulgação da seleção. E, no boletim do Sisu 2021, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera.

O Sisu orienta aos estudantes que esperem a mensagem de confirmação antes de fechar a página.

Como acompanhar a convocação da lista de espera?

Os estudantes que manifestaram interesse na lista de espera do Sisu 2021 devem acompanhar a convocação diretamente na unidade de ensino na qual tenha manifestado interesse. A lista de aprovados e divulgada conforme o surgimento das vagas.

Que dia sai a nota do Enem?

Para se inscrever no Sisu 2021, os estudante precisam utilizar os resultados do Enem 2020. A prova foi aplicada entre janeiro e fevereiro deste ano devido a pandemia.

O resultado do Enem 2020 sairá na próxima segunda-feira, dia 29. Segundo o Inep, os resultados estarão disponíveis após às 18 horas na página do participante.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes