Brasil tem mais de 120 startups de mobilidade, aponta estudo

De acordo com relatório da Liga Ventures, startups de mobilidade estão divididas em 10 categorias de aplicação

Ainda que não seja o setor mais forte de inovação, a área de mobilidade está crescendo no Brasil e já bate na casa de 120 startups no País. Pelo menos é isso que indica um relatório divulgado nesta semana pela Liga Ventures, com apoio estratégico da PwC, que faz acompanhamento, monitoramento e registros do ecossistema de inovação brasileiro.

De acordo com o estudo, são 120 startups de mobilidade ativas, divididas em 10 categorias de aplicação, em 35 cidades diferentes do Brasil. A grande maioria está em São Paulo (48,33%) e em Santa Catarina (10%).

Entre as categorias com mais soluções, estão: Mobilidade Elétrica (25%), E-hailing (12,5%), E-sharing (11,61%), Inteligência de Dados (11,61%) e Parking (9,82%). Em ano de fundação, 2017 lidera com 24,11% dos nascimentos e seguido por 2018, com 14,29%.

"A mobilidade é um setor que está em constante desenvolvimento. Existem pesquisas que mostram que até 2030 o mercado global de mobilidade vai crescer cerca de 75%, o que faz com que cada vez mais surjam novas soluções para esse segmento", comenta Raphael Augusto, diretor de inteligência e estudos de mercado e Startup Hunter da Liga Ventures, por meio de nota.

Startups de mobilidade

Hoje, com média de vida dessas empresas de três a quatro anos, já são vários os casos de startups de mobilidade bem sucedidas no Brasil. A e-moving, por exemplo, foi fundada em 2015. É uma plataforma de clube de assinatura de bicicletas elétricas. Oferece soluções como e-bike o tempo todo com você, atendimento exclusivo, SOS para emergência, manutenção e seguro, com o objetivo de resolver o problema de Mobilidade Urbana em São Paulo.

Bicicleta da e-moving, uma das startups de mobilidade

Em 2020, a empresa estima que foram realizadas 400 mil viagens e 2.400 milhões de km rodados pelo total de sua base de clientes.

Já a startup CarMob, fundada em 2013, utiliza tecnologias de rastreabilidade, geolocalização e software para Lava-Rápidos, Valets e pequenos e médios Estacionamentos. A ideia é oferecer soluções como o sistema inovador que registra os carros com rapidez e eventuais danos dos mesmos por fotos, evitando fraudes e com publicação na nuvem e visa resolver o problema da falta de controle e gerenciamento nessas empresas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes