Como a Peixe Urbano entrou na mira do Procon

Serviço de cupons está fora do ar desde 2020; em off, ex-executivo diz que empresa deve quase R$ 50 milhões

Conhecido por seus cupons de descontos em restaurantes, cinemas e viagens, o Peixe Urbano entrou na mira do Procon na última semana. O aplicativo da empresa está fora do ar desde o início do ano passado, quando simplesmente a interface parou de funcionar. Com isso, usuários ficaram com seus cupons inoperantes, sem a possibilidade de resgate, enquanto empresas parceiras do Peixe Urbano não conseguiram resgatar as comissões.

O Procon-SP, nesse ínterim, recebeu uma enxurrada de reclamações. Em 2020, foram 297 reclamações registradas no Procon-SP, com índice de solução de 71%. Nos quatro primeiros meses de 2021, esse número já saltou para 328 reclamações e taxa de solução de 33%. Com isso, a entidade de proteção ao consumidor colocou o Peixe Urbano na lista de marcas a serem evitadas. São aquelas que, geralmente, não cumprem com suas obrigações e negócios.

Apesar dos insistentes contatos da reportagem do DCI, o Peixe Urbano não retornou os questionamentos a respeito do serviço. O CEO Nicolás Leonicio não visualizou as mensagens da reportagem, enquanto o fundo de investimentos mexicano Mountain Nazca, que comprou as operações do Peixe Urbano em 2017, também não respondeu aos contatos.

O que aconteceu com o Peixe Urbano

A empresa, que chegou a ter o apresentador Luciano Huck, o banco americano Morgan Stanley e a gigante de tecnologia chinesa Baidu como sócios ou proprietários, passou os últimos anos enfrentando uma crise de identidade. Depois de começar o negócio como um  marketplace de cupons para desconto em produtos em 2010, a moda das compras coletivas começou a cair. Com isso, o Peixe Urbano encontrou refúgio em descontos em serviços.

Assim, desde a segunda metade da década de 2010, o Peixe Urbano se equilibra na corda bamba oferecendo descontos em restaurantes, salões de cabeleireiro, manicures, viagens e afins. Um ex-executivo do Peixe Urbano que conversou com o DCI em off disse que as contas da empresa começaram a trazer os primeiros problemas mais sérios já em 2019. Segundo ele, pagamento de pessoal e a operação do escritório não "fechavam a conta".

Em 2020, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, o problema se acentuou. De acordo com informações do UOL e do executivo ouvido pelo DCI, a empresa começou a pagar metade do salário para seus funcionários logo no início do ano. Conforme reportou o jornal O Globo, outro problema: não tinha dinheiro para pagar a demissão dos funcionários. Até o momento, colaboradores do Peixe Urbano se encontram sem alternativas na empresa.

Sistema fora do ar

Assim, sem sistema para pagar os funcionários e sem ter como manter a operação em pé, o Peixe Urbano saiu do ar ainda em 2020,  apesar de a empresa dizer nas redes sociais que é "apenas uma instabilidade". O executivo ouvido pelo DCI que não quer ser identificado confirma que essa estratégia de falar de problemas técnicos surgiu como uma necessidade de evitar processos logo quando a operação estava desmoronando e o CEO, Nicolás Leonicio, tentava "apagar o fogo".

Hoje, um ano depois do vendaval que varreu o Peixe Urbano, nada sobrou. Os escritórios da empresa no Rio e em São Paulo foram fechados e a sede de Florianópolis foi alvo de despejo. O escritório de advocacia que representava o Peixe Urbano deixou de ser pago em março do ano passado, com o sumiço dos executivos. Além disso, há uma estimativa de que a empresa estaria com um dívida de quase R$ 50 milhões com usuários e estabelecimentos comerciais.

Questionado sobre como a empresa chegou a essa situação, o executivo disse que havia uma proposta, ainda em 2019, de injetar capital no Peixe Urbano, mas não confirmou, porém, se seria um investimento do próprio Mountain Nazca. O negócio, no entanto, que acabou sendo empurrado para o início de 2020, não se concretizou conforme a pandemia avançava. Com isso, a operação "quebrou", sem suporte aos clientes e estabelecimentos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes