Dona do TikTok compra estúdio de jogos por US$ 4 bilhões

Startup Bytedance desbancou a concorrência da Tencent e arrematou o estúdio responsável pelo Mobile Legends

A chinesa Bytedance, dona da rede social TikTok, aparentemente quer diversificar ainda mais os seus investimentos. A startup, que é a mais valiosa do mundo, anunciou, na quarta-feira, 24, ter comprado o estúdio de jogos Moonton por US$ 4 bilhões , o equivalente, em cotação de hoje, a R$ 22,5 bilhões. É uma das maiores compras do setor.

Com a aquisição, a Bytedance deve reforçar ainda mais a unidade de videogames Nuverse, que até agora estava à sombra do sucesso mundial do TikTok. 

A compra é considerada estratégia, já que o Moonton já vem com um portfólio interessante. Dentre outros produtos, a empresa é responsável pelo joguinho para celular “Mobile Legends”. Atualmente, com atuação global e presença forte até mesmo nos Estados Unidos, o game já conta com mais de 75 milhões de jogadores ativos mensais.

Além disso, a Bytedance desbancou a rival Tencent na mesa de negociações. Também de origem chinesa, a empresa é dona do game “League of Legends”, um dos maiores sucessos do setor. Assim, se tivesse obtido sucesso, a Tencent iria controlar dois dos maiores jogos do universo de RPG hoje,  ainda que o Mobile Legends seja para celulares.

O tiktok é seguro? Celular com logo do tiktok apoiado em bandeira da china
Tiktok é o principal produto da startup chinesa bytedance

“O Moonton fornece o suporte estratégico necessário para acelerar as ofertas globais de jogos da Nuverse”, disse um comunicado da ByteDance enviado ao mercado e à imprensa. No entanto, uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters disse que a Mooton, como condição para a aquisição, exigiu que continuasse independente em sua atuação no setor.

A Bytedance - Tiktok

O sucesso da Bytedance começou a se tornar realidade em 2012, quando o fundador Zhang Yiming, de 29 anos, desenvolveu um agregador de notícias,  o Toutiao. Depois, já alguns anos depois, Yiming acabou criando uma inteligência artificial embarcada no aplicativo, transformando-o em uma rede social de notícias com 120 milhões de usuários.

Mas o sucesso de fato acabou vindo com o TikTok, conhecido anteriormente como Musical.ly. Também por meio de uma inteligência artificial própria da ByteDance, o app permite que qualquer pessoa crie e edite vídeos divertidos. Atualmente, são mais de 1,2 bilhão de usuários ao redor do mundo, incluindo  o Brasil, onde a marca tem escritório.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes