Ecosia: entenda como funciona o buscador rival do Google

Em 2019, os dados da empresa alemã indicavam que mais de 65 milhões de arvores teriam sido plantadas apenas por conta das buscas feitas online.

Já imaginou fazer buscas em um site de pesquisas e o dinheiro ganho com isto ser revertido em plantio de arvores? Com a plataforma Ecosia, isso é possível. A ferramenta de buscas reverte parte de seus ganhos para plantar arvores em locais de queimadas ou desmatados, inclusive em regiões brasileiras. O Ecosia ganhou força após algumas campanhas publicitárias, confira mais sobre a iniciativa da empresa.

Veja também como plantar babosa. 

O que é o Ecosia?

Concorrente direto do Google, o Ecosia tem o diferencial de estar engajado na luta pelo meio ambiente. Foi criado por um grupo de alemães, há cerca de 11 anos.  Seu nome é “Ecosia – a engenharia de buscar que planta arvores”, pois visa plantar arvores na medida em que as buscas são realizadas pelo site ou aplicativo. 

Assim como o Google e outros buscadores, o Ecosia ganha dinheiro com a venda de publicidade, mas parte do valor arrecadado é usada para patrocinar o plantio de árvores em áreas com desmatamento e queimadas, inclusive no Brasil. 

Plantio de arvores

Foto mostra a tela do ecosia em um celular
Foto: reprodução

Segundo a empresa são necessárias 45 pesquisas para plantar uma árvore. Há um contador pessoal no canto superior direito que mostra o número de pesquisas realizadas. Quando o usuário clica em anúncios, o anunciante paga um valor ao site de buscas, assim gera lucro à plataforma. Ao menos 80% dos lucros mensais vão para plantar árvores, afirma a empresa.

No total, já foram plantadas mais de 65 milhões de mudas, dados de 2019.

O grupo publica relatórios financeiros mensais e recibos de plantio de árvores,  para comprovar quanto dinheiro é direcionado para a causa ambiental. 

Além disso, a empresa reafirma seu compromisso com a privacidade dos usuários. Para isso, todas as pesquisas feitas no buscador são criptografadas e a companhia não armazena nenhuma informação dos usuários.

Post que viralizou

Após um vídeo da atriz brasileira, Laila Zaid apresentando a plataforma aos seguidores, o Ecosia viralizou. As buscas pela ferramenta aumentaram bastantes, como ficou indicado pelo Google Trends. Além disso, o assunto foi um dos mais comentados no Instagram e Twitter.

No vídeo, postado na quinta (28), Laila conta sobre o Ecosia e como eles revertem dinheiro para o plantio de arvores. "Essa empresa alemã pega 50% desse lucro e planta árvores. Eles têm parcerias com empresas de reflorestamento, ONGs do mundo inteiro, inclusive, no Brasil. Com os outros 50% eles pagam as contas, se autoinvestem e investem em publicidade" Ela contou também que não recebeu nada para postar sobre, apenas quis divulgar.

Confira o vídeo abaixo:

https://www.instagram.com/tv/CGsJZ-zhYq6/?utm_source=ig_web_copy_link

Como usar o Ecosia?

Foto mostra a interface do site ecosia
Interface do site (foto: reprodução)

É possível acessa-lo pelo site, usando seu navegador da web. Mas também dá para baixar o aplicativo e usar no celular. A plataforma é gratuita e está disponível para os sistemas Android e IOS.

Embora a interface esteja em inglês, o layout e maneira de pesquisar é semelhante ao Google, então a ferramenta é fácil de usar. Além disso, é possível pesquisar em qualquer idioma e os resultados vão aparecer nesta língua.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes