O que é e como usar o Discord, plataforma social de gamers

Espaço de bate-papo e conversas de comunidades gamer em tempo real entrou na mira de gigantes da tecnologia como Microsoft e Amazon

O Discord, plataforma que entrou na mira de gigantes como Microsoft e Amazon, é uma plataforma simples em sua essência. Adotada pela comunidade gamer como um ambiente de encontro e de conversas, justamente por sua facilidade de uso, a ferramenta permite que grupos de pessoas conversem rapidamente por áudio, vídeo ou texto, em salas ou chats.

Ainda que seja muito usado como espaço de bate-papo e conversas da comunidade gamer, que encontrou um ali uma plataforma capaz de suportar conversas e transmissões de jogos on-line em tempo real, o Discord também começou a se tornar queridinho de pessoas de fora desse universo. Até mesmo reuniões de trabalho podem ser feitas pela plataforma.

Funcionamento

Atualmente, as videoconferências do Discord comportam até 10 usuários e permitem o compartilhamento de tela,  algo similar ao Google Meets, Zoom ou Skype. Além disso, dentro do Discord, há os chamados canais, que funcionam como subtemas ou grupos menores. Ou seja: quer uma sala de um jogo específico? Só procurar um desses canais.

É possível ainda enviar mensagens diretamente para amigos dentro do servidor. 

Para criar uma conta basta o usuário acessar o Discord baixando o aplicativo para Mac ou Windows, no caso de uso no computador, ou o app para Android ou iOS, caso prefira utilizar no smartphone. Para aqueles que não querem baixar nada mais no PC, ainda existe a opção de acessar o Discord diretamente no navegador, sem intermediários, pelo site oficial.

Tela do discord
No discord, usuário participa de conversas em grupo, transita entre canais e até pode ter conversas privadas (crédito: reprodução)

O usuário também é livre para criar seu próprio canal dentro do servidor do Discord,  com foco em um grupo de amigos, um jogo ou até a equipe de trabalho. É um processo extremamente intuitivo, logo após a criação da conta, onde é possível abrir uma sala com título e tema específicos. Um botão de adição de usuários aparecerá logo em seguida.

Ao clicar nesse botão de adição de novos usuários um link será criado. A partir daí é só enviar o link para os usuários que queiram participar do canal,  lembrando do limite de 10 pessoas. Por padrão, o link expira em um dia. Porém, é possível sinalizar a opção para que o link nunca expire ou configurar uma data-limite e número de pessoas que podem utilizá-lo.

E lembre-se: ao criar um canal, é indicado já escolher qual será a forma de comunicação: áudio, vídeo ou texto. Afinal, logo que entrar numa sala, estas funcionalidades são ativadas.

Negociações no mercado

Hoje, com essas funcionalidades, o Discord se tornou peça importante no mercado de games. Não é à toa, a plataforma está sendo alvo de investidas da Microsoft, que estaria perto de concretizar a compra. A dona do Xbox estaria disposta a pagar mais de US$ 10 bilhões pela plataforma, numa compra que sacudiria o mercado de videogames.

De acordo com a Bloomberg, a empresa está buscando “recursos que deem acesso à comunidades de usuários engajados”, e já manifestou interesse anteriormente no TikTok e no Pinterest, mas, como aponta a reportagem, até o momento “nenhum acordo é iminente”.

A compra do Discord, enquanto isso, seria um complemento ao ecossistema do Xbox. O próprio Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, está envolvido nas negociações da plataforma.

Além das investidas da Microsoft, as empresas Epic Games e Amazon também estariam interessadas e sentadas à mesa de negociações. No entanto, a publicação da Bloomberg ainda destaca que o Discord cogita recusar todas as propostas de venda feitas até agora e seguir pelo caminho de abertura de capital na Bolsa de Valores.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes