Opera GX: vantagens e como usar este navegador gamer

Criado em 2019, o Opera GX oferece uma grande experiência aos usuários gamers quem jogam pelo computador.

O Opera GX é um navegador ainda pouco conhecido pelos usuários de internet. Conhecido também como navegador gamer, ele leva uma melhor experiência de tecnologia para quem gosta de jogar pelo computador.

O navegador foi anunciado em 2019 e é considerado o primeiro software do tipo feito para contemplar os gamers. Baseado no Chromium usa a mesma estrutura de base do Google Chrome e de outros navegadores como, o Microsoft Edge, além da versão tradicional do próprio Opera.

Também oferece uma grande variedade de funções, recursos nativos e opções de customização.  Ou seja,  é um navegador que dispõe de mais ferramentas e maior variedade que o Chrome, além de contar com uma interface gráfica diferenciada.

Entre as funções, o GX tem controle preciso de consumo de memória RAM e processador, além de funcionalidades como VPN grátis embutida, e versões web de Instagram, WhatsApp, Messenger e Discord integradas ao navegador.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre o Opera GX, quais as vantagens e também vai aprender como usá-lo. Confira!

Opera gx 2
Imagem: reprodução/youtube

O que é o Opera GX

O Opera GX é uma versão do navegador de Internet  mais focado em gamers. Para conquistar esse público, o browser aposta em uma interface gráfica mais ousada. Assim, conta com recursos de customização que têm integração com o Razer Chroma.

Além disso, ele oferece outras funções interessantes, como uma ferramenta de gerenciamento de consumo RAM e CPU. Ele é ideal para que o navegador não pese no sistema e não atrapalhe as partidas.

O Opera GX está disponível para Windows e macOS, o Opera GX é gratuito e também conta com opção para smartphones Android e iPhone (iOS). Há ainda uma versão para Linux está em desenvolvimento. A seguir, confira mais informações sobre  vantagens do Opera GX e veja se vale a pena usar a edição gamer do browser.

E quais as vantagens do navegador

Como citamos anteriormente, o Opera GX tem diferentes recursos. E eles podem não ser encontrados em outros navegadores concorrentes, o que se torna uma grande vantagem. Um deles, por exemplo, é a presença de um VPN próprio, que reforça a privacidade de navegação dos usuários.

Possui, também, um bloqueador de anúncios nativo, sem a necessidade de instalação de uma nova extensão. E além do visual, o navegador disponibiliza alguns recursos específicos. Estes que remetem a outras plataformas e produtos direcionados a esse público.

Um deles é o GX Corner, uma espécie de página inicial apenas com informações sobre games. Assim, há um calendário de lançamentos, lista de jogos gratuitos, ofertas, trailers de jogos e notícias. Todos reunidos em um único hub que pode ser muito útil.

Por fim, um dos recursos mais interessantes está relacionado à performance. Navegadores podem consumir boa parte da memória RAM, especialmente com um grande número de abas abertas, e isso pode ser um problema.

O Opera GX possui o GX Control, um painel de controle que ajuda a acompanhar e controlar a performance. Ao ativá-lo, os usuários conseguem limitar o uso de memória RAM e de consumo de rede pelo navegador. Dessa forma, o software pode ser utilizado durante uma jogatina sem exigir tantos recursos da máquina.

Dentro do GX Control há, também, o Hot Tabs Killer. Essa função analisa quais abas abertas estão consumindo mais recursos de CPU e RAM e fecha-as automaticamente. São duas funcionalidades que podem ser um grande diferencial em comparação a outros navegadores.

Opera gx 3
Imagem: reprodução/youtube

Funções específicas

O Opera GX, assim como o Opera convencional, vem com um conjunto acessório de recursos que não aparecem no Chrome, tornando o navegador gamer uma opção mais completa.

Os mais significativos desses recursos são:

  • modo de economia de energia, que pode ser útil para poupar bateria em notebooks
  • VPN integrada, para navegar de forma anônima na Internet
  • GX Cleaner, ferramenta que simplifica a limpeza de arquivos temporários do navegador
  • recurso de captura de telas integrado.

Além disso, ainda há o Meu Flow, que permite compartilhar abas abertas entre celular e desktop na barra lateral, com integração entre apps de mensagens e redes sociais.

E também ainda há o GX Control e o suporte integrado a temas, já citados anteriormente. Nenhum dos recursos aparece no Chrome e é uma tarefa difícil encontrar algo que o navegador do Google ofereça e que não haja equivalente, ou mesmo uma implementação mais completa, no Opera GX.

Nesse artigo você viu as vantagens em usar o Opera GX e porque ele é considerado uma ótima opção de navegador para os gamers.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes