Orkut vai voltar? Sucesso dos anos 2000, site é reativado

Para a maioria das pessoas, o Orkut foi sua introdução ao mundo das redes sociais e marcou uma geração. 

O Orkut vai voltar! A plataforma, que já foi uma rede de mídia social amplamente usada e popular no Brasil, está voltando. A informação foi confirmada pelo criador da rede, Orkut Büyükkökten, que publicou um longo texto em seu site oficial sobre um novo lançamento, oito anos após o site ser desativado pelo Google.

"Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!", anunciou Orkut.

 

Orkut vai voltar?

Rede social que fez sucesso entre os brasileiros nos anos 2000, o Orkut vai voltar, pelo menos é o que indica o fundador da plataforma, Orkut Büyükkökten. Ao acessar o endereço www.orkut.com - que até pouco tempo esta inoperante - o leitor vai encontrar um texto esperançoso sobre uma nova rede social.

Olá,

Eu sou o Orkut. Dezessete anos atrás eu comecei uma pequena rede social enquanto eu era engenheiro no Google. Em apenas alguns anos, essa rede social - orkut.com - cresceu para uma comunidade de mais de 300 milhões de pessoas.

Acredito que o orkut.com encontrou uma comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde o ódio e a desinformação não fossem tolerados. Trabalhamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram suas fotos.

O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas.

Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração.

Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!

Primeira rede social

O site incipiente foi a primeira incursão do Google em uma rede social nos dias antes que alguém soubesse o que era uma "rede social". O Facebook foi lançado um mês depois e rapidamente ganhou destaque. O Orkut nunca pegou de forma significativa fora do Brasil. Mas, no entanto, permaneceu vivo por dez anos.

Em março de 2011, o presidente do Google, Eric Schmidt , ainda alardeava a proeminência do Orkut no Brasil como um sinal de que o Google tinha uma força de rede social a ser reconhecida.

Naquela época, tinha 32,7 milhões de usuários no Brasil - três vezes mais que o Facebook - mas isso não durou muito. Seis meses depois, o Facebook assumiu a liderança e o Orkut nunca mais reinou. No final de 2012, o Facebook dominou. Em um estudo da comScore sobre o tempo gasto em redes sociais no Brasil, o Facebook liderou com 92,8% do bolo. O Orkut tinha menos de 2%.

Leia também:

Veja quais foram os termos mais pesquisados no Google em 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes