Procon e Samsung fazem acordo para incluir carregador grátis no S21

A ausência do carregador na caixa dos aparelhos está se tornando uma tendência. A primeira a fazer a mudança foi a Apple, ao anunciar o iPhone 12 sem carregador e sem os fones. Agora Samsung e Xiaomi também seguiram a mudança.

A Fundação Procon e a Samsung assinaram um acordo para oferecer gratuitamente o carregador, sem custos, durante o período de pré-lançamento do Samsung Galaxy S21.

Neste meio tempo, um Projeto de Lei propõe mudanças no Código de Defesa do Consumidor. A proposta, se aprovada, obriga o fornecedor a incluir bateria, fone de ouvido, carregador e cabos no ato da venda.

Porque Apple e Samsung retiraram os carregadores?

De acordo com a Apple, já existem muitos desses carregadores no mundo. E, em geral, os novos não são utilizados. A decisão visa reduzir a emissão de carbono e lixo eletrônico. De certo, os consumidores que reclamaram no Procon não concordam.

Além da Apple, a Samsung também seguiu esta estratégia: os novos Galaxy S21 serão vendidos no Brasil a partir de março sem carregador na caixa. De maneira similar, a medida passou a ser copiada por outros fabricantes. 

O que prevê o acordo entre Procon e Samsung?

Em síntese, o acordo firmado permite que o consumidor tenha direito ao acessório gratuitamente. Nesse sentido, foi assinado um Termo de Compromisso Voluntário. Ou seja, quando o cliente compra um modelo da linha Samsung Galaxy S21, pode solicitar o acessório. Isto ocorre durante o período de pré-venda através do site "Samsung Para Você".  Em resumo, não há necessidade de abrir ocorrência no Procon.

Desse modo, o acessório será entregue pela empresa em até 30 dias corridos, a contar da solicitação. O acordo com o Porcon vale apenas para o Brasil. Entretanto, a Samsung não decidiu ainda se a promoção será mantida após o período da pré-venda.

Você sabia que é possível comprar Bitcoin utilizando o aplicativo do Mercado Bitcoin para Android e iOS. Ainda não conhece a criptomoeda? Aproveite para acompanhar este artigo com 6 dicas para iniciantes no Bitcoin.

Procon e o Projeto de Lei em andamento

A princípio, o Projeto de Lei na Câmara dos Deputados visa obrigar empresas como Apple e Samsung a oferecerem o carregador na embalagem de seus celulares.

Após as notificações do Procon e até mesmo de um processo na Justiça movido por um consumidor, um deputado federal deu entrada em um Projeto de Lei sobre o assunto.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto precisará ser votado e aprovado para seguir para o Senado, onde precisará passar por nova votação. Depois disso, é enviado ao Presidente da República para sanção ou veto. 

Como a Samsung vende nos outros países?

A princípio, nos demais países a empresa irá manter a venda sem o carregador. A única exceção será em locais onde exista uma legislação específica impedindo esta medida. Deste modo, a solicitação do Procon não é a única no mundo.

Na França, por exemplo, a Apple ainda vende iPhones com fones de ouvido. No entanto, a justificativa da regulamentação é a redução na energia de radiofrequência em ligações telefônicas.

De acordo com a Samsung, desde 2017 a conexão do carregador é padronizada, tornando aparelhos antigos compatíveis com os novos dispositivos Galaxy.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes