Tecnologia & Games

O TikTok é seguro? Entenda as polêmicas do aplicativo

Mesmo sendo uma das redes sociais mais bem-sucedidas de 2020 e já estar formando influenciadores bilionários, o TikTok está com sua existência em risco nos Estados Unidos. Mas será que a rede social é tão perigosa assim?

Escrito por

Mesmo sendo uma das redes sociais mais bem-sucedidas de 2020 e já estar formando influenciadores bilionários, o TikTok está com sua existência em risco nos Estados Unidos. Um dos principais argumentos que alimenta uma possível proibição do TikTok por Donald Trump é a segurança dos dados fornecidos ao aplicativo. Mas será que a rede social é tão perigosa assim? Ou o TikTok é seguro?

Saiba a opinião de Samantha Hoffman e Fergus Ryan, experts sobre a China no Instituto Australiano de Política Estratégica. Os dois especialistas debateram a segurança do TikTok em uma entrevista ao Business Insider. Confira os principais pontos abaixo.

O que é TikTok?

O tiktok é uma rede social popular entre jovens menores de 20 anos. Fonte: tiktok

TikTok é uma rede social para compartilhar vídeos gerados por usuários, principalmente de pessoas dublando músicas populares. Era originalmente chamado de musical.ly (pronuncia-se MU-zik-lee). Os usuários podem criar e enviar seus próprios vídeos onde dublam, cantam, dançam ou apenas falam. O usuário também pode apenas navegar e interagir com o conteúdo de outros produtores de conteúdo. Esses vídeos podem ser agrupados por hashtags, que geralmente correspondem a desafios ou memes.

Mas o que sabemos sobre a empresa que está por trás do TikTok?

Como o TikTok usa os dados de seus usuários?

A empresa responsável pelo TikTok afirma que armazena os dados de seus usuários em Cingapura e nos Estados Unidos. Contudo, seus representantes são muito cuidadosos em falar sobre como os dados são ou não acessados pela ByteDance, a empresa chinesa criadora do TikTok. Segundo o especialista Fergus Ryan, esse é um grande indicativo de que os dados de usuários também são acessados em Pequim, onde encontra-se a sede da empresa.

Mas isso não quer necessariamente dizer algo negativo. É normal que empresas de aplicativos e redes sociais coletem o dado de seus usuários para continuar melhorando o produto e a experiência do aplicativo. Porém, não existe como saber de que outra forma o aplicativo pode estar usando os dados. Como Fergus também explica que os vídeos do TikTok podem coletar informações de reconhecimento facial e dados para serem vendidos à empresas de propaganda. 

Um dos exemplos citados pelos especialistas é como os dados de reconhecimento facial podem ser usados pela China para aperfeiçoar seu sistema de vigilância por reconhecimento facial. Em um longo prazo, não há como saber se o TikTok é seguro e se pode afetar a segurança de seus usuários.

Política de Privacidade do app

A segurança dos dados coletados pelo tiktok é um dos maiores temores dos eua. Fonte: pixabay

A Política de Privacidade do aplicativo é o documento com o qual qualquer usuário consegue entender quais dados são coletados e para quais fins são utilizados. A recomendação é que os usuários leiam esses termos antes de utilizar a plataforma - e isso vale para qualquer aplicativo, não apenas para o TikTok.

As principais informações coletadas pelo TikTok são:

  • Informações de perfil: dados que você cadastrou como nome, e-mail e número de telefone;
  • Conteúdo publicado e informações comportamentais: os vídeos que você publica e suas interações na rede social, bem como as interações que os demais usuários têm com você;
  • Dados de terceiros: para fins publicitários, o TikTok também recolhe seus dados em aplicativos terceiros, como quando o login é feito com o Facebook, além outras redes de anunciantes;
  • Informações técnicas: endereço IP dos dispositivo, histórico de navegação, operadora móvel e fuso horário, além de outras;
  • Sua localização.

Para que idade é recomendado o TikTok?

A Common Sense recomenda o aplicativo para maiores de 15 anos, principalmente devido aos problemas de privacidade e conteúdo adulto. O TikTok requer que os usuários tenham pelo menos 13 anos de idade para usar a experiência completa do TikTok, embora haja uma maneira de as crianças mais novas acessarem o aplicativo. Qualquer pessoa com menos de 18 anos deve ter a aprovação de um dos pais ou responsável - mas há muitos usuários adolescentes. Esse uso majoritário por adolescentes é um dos pontos que levanta a pergunta "o TikTok é seguro?".

Comparações com o uso de dados com empresas como Facebook e Google

A outra especialista do Instituto Australiano de Política Estratégica, Samantha Hoffman, explica que o modelo de negócio do TikTok em relação aos dados de seus usuários não é “fundamentalmente diferente” daquilo praticado por marcas como Facebook e Google. O único questionamento sobre a segurança do aplicativo vem da intenção por trás da coleta dos dados de usuários.

ByteDance e o Partido Comunista da China

Os laços da empresa bytedance com o governo da china impulsionam mais ainda o questionamento sobre o fato do tiktok ser seguro ou não.

Um dos pesquisadores também alerta ao passado da empresa ByteDance na China. Antes do sucesso estrondoso do TikTok, Zhang Yiming (CEO da ByteDance) entrou em problemas com o Partido Comunista da China, que comanda o país desde 1949. Em 2018, o chinês comandava o aplicativo Neihan Duanzi, criado para o compartilhamento de memes, GIFS e piadas. Embora fosse um aplicativo inofensivo, o Partido Comunista ficou assustado com o potencial do Neihan Duanzi em promover encontros presenciais. Como dito por Fergus durante sua entrevista à Business Insider, “se algo deixa o P.C. da China paranóico é quando pessoas começam a se organizar em grupos onde o partido não possui controle”.

Como resultado, o Governo da China pressionou o criador do TikTok a considerar os objetivos do partido comunista no cerne de sua empresa. Por isso, Zhang Yiming publicou uma carta pedindo desculpas ao Governo comunista e contratou mais de 2000 censores para trabalhar na ByteDance. Os pesquisadores entrevistados reforçaram que quando o anúncio para os empregos de censores foram divulgados, a empresa pediu especificamente que os funcionários fossem “leais ao Partido Comunista da China”.

Certamente, isso mostra que o Governo da China possui fácil acesso aos dados do TikTok.

Última modificação em 29/07/2022 10:47

Erich Mafra

Atua como jornalista desde 2017. Passou pela redação da Revista Veja, onde cobriu as editorias de Cultura, Política e Consumo.

Compartilhe
Escrito por