Black Friday Brasil 2020: confira dicas para aproveitar as compras online

A Black Friday está chegando. Confira as principais dicas para aproveitar o dia de promoções de forma tranquila e segura, segundo o Procon.

A Black Friday Brasil 2020 se aproxima e as expectativas dos consumidores em comprar produtos pelo menor preço possível. Um dos maiores eventos do comércio internacional será no dia 27 de novembro, a última sexta-feira do mês.  Contudo, antes de ir às compras, é importante estar atento(a) a tentativas de fraudes ou golpes.

Neste ano, a corrida por descontos nas lojas, bem como filas de consumidores à espera da abertura dos comércios, devem ser substituídas pelas compras online. A pandemia e o isolamento social são os principais fatores para essa mudança, ainda que o comércio físico, nas principais regiões do país, já estão com as portas abertas.

Por isso, o jornal DCI reuniu dicas para aproveitar as compras online na Black Friday. Confira-as, a seguir.

Dicas para aproveitar a Black Friday Brasil 2020

o Procon-SP lançou informativos sobre a Black Friday com orientações para compras seguras. Segundo o órgão de defesa do consumidor, com atitudes simples e práticas, a data pode ser aproveitada de forma consciente e responsável.

Sendo assim, a principal orientação é o acompanhamento de preços dos produtos desejados antes mesmo do dia 27 de novembro. A pesquisa das características, comparação de valores e outras informações sobre a mercadoria devem ser pesquisadas com antecedência.

Além disso, os consumidores devem acessar os canais oficiais das empresas para buscar as ofertas. Por isso, evite clicar em links promocionais recebidos por e-mail ou redes sociais, como o WhatsApp.

“A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso. Por isso é imprescindível fazer uma lista dos produtos que ele precisa, além de pesquisar os preços previamente”, ressalta Fernando Capez, secretário de defesa do consumidor.

Outras dicas - Black Friday Brasil 2020

Além das orientações como pesquisas anteriores à compra, acompanhamento de preços, e negociações em sites oficiais, o consumidor deve seguir as seguintes orientações, segundo o Procon-SP:

  • jamais forneça dados, senhas, códigos etc para terceiros ou páginas redirecionadas;
  • não acredite em ofertas de ajuda, sorteio, dinheiro etc enviadas pelo whatsapp, redes sociais, e-mails e não clique nesses links;
  • nunca compartilhe links e informações dos quais não tenha certeza da origem;
  • não preencha formulários que não estejam nos sites oficiais;
  • baixe aplicativos apenas das lojas oficiais;
  • em caso de dúvidas ou dificuldades, procure um familiar ou amigo que possa ajudar;
  • utilize antivírus no computador, tablet e smartphone;
  • confira se o site é confiável: sempre antes do endereço eletrônico deve aparecer um cadeado. Somente assim, prossiga a compra.

Ademais, recomenda-se fazer uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e que estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto e prejudicar o orçamento.

Outro ponto importante é observar o prazo de entrega do produto e saber a política de troca da empresa. Para isso, basta acessar o site do ReclamaAqui e fazer uma pesquisa simples sobre a loja virtual.

Além disso, o valor do frete interfere, e muito, para realizar a compra online. Se a entrega custar mais que o valor de desconto do produto, a promoção não vale a pena.

Por fim, "nas compras feitas em sites, é preciso estar atento se há alteração no preço informado inicialmente (da oferta inicial, passando pela colocação do produto no carrinho até o pagamento)", afirma o Procon.

Sites falsos

Notebook com site de compras online
Foto:reprodução

A compra online facilita a aquisição de produtos e também as vendas. Muitas empresas têm apostado em plataformas virtuais, substituindo os estabelecimentos físicos por lojas online.

O e-commerce cresceu nos últimos meses, mas também a disseminação de sites fraudulentos e a aplicação de golpes digitais. “As quadrilhas estão falsificando sites, inclusive de empresas conhecidas com a intenção de enganar o consumidor e tomar seu dinheiro. É preciso que as pessoas redobrem atenção nas compras online, em especial, agora em novembro quando acontece a Black Friday”, avisa o secretário de defesa do consumidor, Fernando Capez.

Além disso, Capez acrescentou que verificar a confiabilidade do site deve ser uma hábito. “Uma dica simples pra quem vai comprar na internet é consultar no nosso site a lista de sites não recomendáveis, que conta com mais de 160 empresas que prejudicaram consumidores. E caso tenha conhecimento de sites falsos ou que não entregam, denuncie ao Procon-SP para que possamos alertar outras pessoas."

Por fim, confira a lista de sites falsos, elaborada pelo Procon-SP, no site do órgão ou clique aqui.

 

Denúncias de Fraudes - Procon-SP

O Procon-SP disponibiliza canais de atendimento à distância para receber denúncias, intermediar conflitos e orientar os consumidores: via internet (www.procon.sp.gov.br), aplicativo, disponível para Android e iOS,  ou via redes sociais. Sendo assim, basta marcar o perfil @proconsp, indicando o endereço ou site do estabelecimento que se quer denunciar.

Fonte Procon-SP
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes