Como funciona a roça da Fazenda 2021 e o que mudou

Prova de fogo, moradores da baia e disputa pelo chapéu de fazendeiro: como funciona a roça em A Fazenda 2021?

Como todo jogo, A Fazenda é cheia de regras e dinâmicas, e uma delas leva a temida berlinda. Uma vez por semana, três peões disputam a permanência no programa .Mas, entre os internautas, a pergunta que surgiu é: como funciona a roça da fazenda 2021?

Como funciona a roça da Fazenda 2021?

Depois da entrada do novo peão, os participantes terão que entrar de vez na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão no reality e a primeira roça de A Fazenda 2021 será formada. Assim como nas edições anteriores, quatro peões devem ser indicados para a berlinda de uma vez - sendo que um deles volta para a sede como o fazendeiro da semana.

Na primeira formação da roça, a decisão está programada para começar com a escolha do fazendeiro Gui Araújo e, na sequência, todos os participantes terão que votar em quem deve ir para a decisão. Assim, dois peões já estarão na primeira roça de A Fazenda 2021.

As 4 etapas da formação da roça são:

- indicação do fazendeiro
- mais votado da casa
- o puxado do mais votado da casa (necessariamente tem que ser um peão da baia)
- um da dinâmica do resta um ( a dinâmica pode mudar semanalmente)

Quando é a formação da roça?

A definição dos peões condenados à eliminação acontece toda terça-feira, ao vivo, depois de dois acontecimentos importantes e que determinam como funciona a roça: a prova de fogo e a escolha dos nomes da baia. Uma coisa está diretamente ligada à outra e os dois competidores que derrotados na prova pelo lampião vão para a baia e precisam convidar mais duas pessoas para acompanhá-los. Assim, a baia semanal é composta por quatro pessoas.

Embora a prova de fogo seja gravada aos domingos, a competição pela permanência na sede é exibida na noite de segunda-feira - dia que antecede a formação da roça.

Com os moradores da baia definidos, os peões participam de uma reunião de condomínio com muita emoção e fogo no feno. Por lá, o fazendeiro da semana define o participantes que ocupa o primeiro lugar na roça. Depois, todos os participantes precisam votar uns nos outros e o mais votado é o segundo roceiro.

Como funciona a roça da Fazenda, no entanto, vai muito além disso: os participantes que estão na sede não podem votar nos participantes da baia. O peão ou peoa mais votado da casa é quem deverá escolher uma pessoa da baia para 'puxar' para a roça. Assim, é definido o ocupante da terceira vaga da roça.

Para definir o quarto condenado da semana, uma dinâmica é feita entre todos os participantes - tanto da sede quanto da baia. O famoso 'resta um' é uma dessas dinâmicas e os peões precisam salvar uns aos outros e, no fim do jogo, aquele que não foi salvo está na roça.

Poder da chama pode mudar como funciona a roça da fazenda

Além de escapar da baia, o vencedor da Prova de Fogo em A Fazenda 2021 terá que fazer uma escolha importante e que pode mudar como funciona a formação da roça toda semana. Ao derrotar os competidores, o peão vencedor da dinâmica que vai ao ar às segundas-feiras leva para a sede o lampião com as chamas verde e vermelha.

Essas chamas carregam comandos específicos e que prometem movimentar o clima no reality. Semanalmente, o público deve votar no poder será colocado na chama e, na terça-feira, o vencedor deve ler os comandos (tanto o vermelho quanto o verde), escolher um para si e entregar o outro para algum parceiro.

Na primeira semana, por exemplo, o vencedor da prova - Arcrebiano - tem a missão de trocar dois participantes que estão na baia por dois peões que estão na sede. Isso antes do mais votado da casa 'puxar' um dos moradores da baia, o que tornará dois moradores da baia alvos possíveis na votação da sede - que só pode votar entre os moradores da sede. Ou seja, as opções serão modificadas minutos antes da votação.

Como funciona a roça na fazenda
Arcrebiano é o dono da primeira chama vermelha do reality. (foto: reprodução/record tv

Prova do Fazendeiro acontece entre os condenados

Depois da movimentação das chamas do lampião e votos dos participantes, quatro peões vão para a roça: a indicação do fazendeiro, o mais votado da casa, o 'puxado' da baia e o que sobrar na dinâmica. Acontece que, embora a posição não seja a mais desejada, terminar a terça-feira na roça significa que o peão pode ser eleito o fazendeiro da semana.

A prova do fazendeiro, que acontece toda quarta-feira, é disputada apenas pelos quatro peões que estão na roça. Um deles vence, ganha o comando do reality por uma semana, e o trio perdedor se enfrenta na votação popular pela permanência no programa.

A votação acontece no R7 e tem duração média de 24 horas e o menos votado do trio deixa a Fazenda na quinta-feira.

O retorno de um dos roceiros na função de fazendeiro rende diversos momentos de atrito no programa, uma vez que o novo 'chefe do pedaço' foi enviado para a berlinda pelos colegas de confinamento. Toda a cobertura da Fazenda 2021 acontece no DCI. Fique por dentro!

 

 

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes