Entenda como funciona a baia em A Fazenda 2021

Entenda como funciona a dinâmica da baia em A Fazenda 2021. Lugar é determinante no jogo da semana e pode significar uma chance da eliminação

Com a estreia de A Fazenda 2021, é praticamente impossível ficar na internet sem se deparar frequentemente com palavras relacionadas e termos específicos do reality da Record TV. Entenda o que é a 'baia' e o que isso significa para os peões e peoas confinados na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão.

A Fazenda 2021: como funciona a baia?

Quando olhamos no dicionário, baia é uma palavra que significa um lugar separado por tábuas e onde, normalmente, os cavalos são colocados para dormir. Em a Fazenda, o reality da Record, o termo ganha outra explicação e pode significar o começo do fim da estadia dos confinados no programa.

Na Fazenda 2021, os participantes são enviados para a baia quando perdem o direito de permanecer na sede - a casa principal do reality. Por lá, os famosos precisam lidar com diversas limitações que vão desde a alimentação até o uso de banheiros. Por exemplo, um participante na baia está proibido de escovar os dentes nos banheiros principais do programa. Ele precisa usar o banheiro da baia, que fica ao ar livre.

Toda semana, participantes são 'condenados' a passar a semana na baia. Essa escolha é um 'efeito colateral' da Prova de Fogo, que acontece toda segunda-feira e vale o poder da chama do lampião. Nessa prova, o vitorioso vira o dono do poder e os dois perdedores são banidos da sede. Cada um dos banidos precisa 'convidar alguém' para acompanhá-lo durante a semana e também ficar restrito de algumas coisas do programa.

A fazenda 2021
Os peões na baia precisam passar a noite no local. (foto: reprodução/record tv)

Assim como nas edições anteriores, a Fazenda 2021 promete momentos tensos depois dos convites para a baia serem distribuídos entre os peões. Isso porque, naturalmente, os participantes preferem ficar no conforto da casa principal. Na baia não tem água quente e nem chuveiro.

Ou seja, na baia ficam quatro pessoas: 2 perdedores da Prova de Fogo e 2 convidados dos perdedores.

Baia é território perigoso durante a formação da roça

Apesar da situação mais 'precária', a limitação do acesso à casa principal não é a situação que mais movimenta o reality rural. Toda terça-feira, dia no qual acontece a formação da roça, necessariamente, o mais votado pela casa precisa dar um 'contragolpe' e puxar uma pessoa da baia para enfrentar na votação popular pela eliminação.

Nesse dia, a ordem dos acontecimentos é assim: o fazendeiro da semana coloca alguém direto na berlinda, depois todos os participantes votam abertamente e definem o segundo roceiro. O mais votado da casa puxa alguém da baia para também compor a roça.

Com essas etapas definidas, o poder do lampião, que está com o ganhador da Prova de Fogo, é revelado e a formação da roça pode sofrer algumas reviravoltas. Depois disso, é feito um jogo 'resta um' onde todos os participantes - exceto o fazendeiro - correm o risco de ir para a roça com o trio. Na dinâmica, uma pessoa precisa salvar a outra e o último participante na brincadeira, aquele que não foi salvo, está na roça.

Os quatro peões que estão na roça se enfrentam no dia seguinte, quarta-feira, na Prova do Fazendeiro. Quem vencer é a autoridade máxima da semana e o trio perdedor passa pela votação para definir o eliminado.

Imagem de mariano, jojo, lipe e stéfani para a enquete a fazenda 12
Vão para a roça a indicação do fazendeiro, o mais votado da casa, o contragolpe do mais votado e quem sobrar no 'resta um'. (foto: reprodução/ record tv)

Com isso, estar na baia pode significar três coisas importantes em A Fazenda 2021: a primeira é que o participante terá uma semana ruim mas não vai parar na roça. A segunda é que ele tem uma semana ruim, vai parar na roça e é eliminado do programa e a terceira é o melhor cenário de todos: o peão tem uma semana ruim, vai para a roça, vence a prova do fazendeiro e volta para a sede com o poder máximo da semana.

A Fazenda 2021 vai ao ar diariamente na Record TV às 22h45. Fique por dentro de tudo sobre o reality no DCI.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes