Boninho é dono da Globo? Diretor é chefão do entretenimento

Diretor é principal nome de várias atrações da casa.

Chefão dos realities Big Brother Brasil, The Voice, No Limite e programas como o Caldeirão, entre outras atrações de peso da emissora, muita gente curiosa se pergunta se Boninho é dono da Globo ou herdeiro do canal para ter tanto poder.

Na realidade, Boninho, de 61 anos,  é filho de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, um dos ex-executivos do canal de televisão.

Atualmente, o marido de Ana Furtado ocupa o cargo de diretor de gênero de variedades da Rede Globo. Ele supervisiona por exemplo o Domingão com Huck, Caldeirão com Mion, Só Toca Top, Zero1, Tamanho Família, além de eventos anuais marcantes como o especial Roberto Carlos e o Show da Virada.

Ele também foi responsável pela criação e programação do canal a cabo Multishow no começo dos anos 90, além de ser o grande líder do Big Brother Brasil e realities como No Limite, O Mestre do Sabor, Hipertensão, entre outros. Boninho já foi indicado 5 vezes ao Emmy Internacional por projetos que comandou na Globo.

A carreira do diretor começou na Radio Excelsior FM em 1987. Alguns anos depois, em 1984, já na Globo, ele criou dirigiu o programa Clip Clip. O famoso também criou o amando programa TV Colosso, que ficou no ar de 1993 a 1997, e o programa Angel Mix, que tinha Angélica e foi encerrado no começo dos anos 2000.

Foi em 2001 que ele trouxe o Big Brother Brasil às telinhas e procurou um formato que agradasse o público. O programa se tornou um fenômeno no país e está há mais de 20 anos no ar.

LEIA | Filhos de Boninho: quem são os herdeiros do diretor

Quem é Boni, o pai de Boninho

Boni é natural de Osasco, nasceu em novembro de 1935, e entrou na TV Globo três décadas mais tarde, em 1967. Antes da emissora, ele trabalhou em rádios, foi redator nas extintas TV Tupi e TV Paulista, além de trabalhar na TV Excelsior e Rádio Bandeirantes.

Quando entrou no Grupo Globo no final dos 60, se tornou diretor-geral da Central Globo de Produções. Pouco depois, ele pulou para o cargo de Superintendente de Produção e e Programação da Rede Globo, em que ficou responsável pela programação da emissora, além da relação com diretores dos setores de shows, dramaturgia e jornalismo.

Ele trabalhou em parceira com o diretor-geral Walter Clark e foi braço-direito de Roberto Marinho, de acordo com o Memória Globo. Em 1980, o pai de Boninho se tornou-se vice-presidente de Operações da Rede Globo e ficou responsável pela direção da emissora por mais de uma década e então se tornou consultor.

Em 2001, aos 66 anos de idade, e após anos de trabalho na emissora, ele se desligou da Globo.

Afinal, então quem é o dono da Rede Globo?

A Globo pertence a família Marinho, pois todo o grupo foi fundado pelo jornalista Roberto Marinho, que nasceu em dezembro de 1904 e morreu em agosto de 2003, aos 98 anos de idade.

Ele teve quatro filhos com a primeira esposa Stella Goulart Marinho: Roberto Irineu (75), João Roberto (69) e José Roberto (67) e Paulo Roberto, que faleceu aos 20 anos em 1970.

O trio de herdeiros comanda a emissora ainda hoje e segundo o UOL estão entre os principais bilionários do mundo, de acordo com dados de um levantando da Forbes de 2022. Os números da lista mostram que a fortuna de cada um está avaliada em cerca de 2,2 bilhões de dólares, o que equivale a R$ 10,4 bilhões.

Donos da globo
Da esquerda para a direita, joão roberto marinho, roberto irineu marinho e josé roberto marinho, filhos de roberto marinho, fundador da globo - foto: reprodução/cesar alves/globo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes