Por que o filho do príncipe Harry e Meghan Markle não é um príncipe?

Mudanças em protocolos da família real britânica estão previstas pelo príncipe Charles; entenda

Na semana passada, a família real britânica voltou a ser assunto na imprensa internacional após uma publicação do Daily Mail revelar que o príncipe Charles da Inglaterra não deixará que Archie, filho do príncipe Harry e de Meghan Markle, se torne um príncipe. Mas, afinal, por que o bebê não é um príncipe? O título pode ser negado? O DCI te conta.

Por que o filho do príncipe Harry e Meghan Markle não é um príncipe?

A decisão de Charles em não conceder o título de príncipe a Archie, tem como justificativa mudanças nas regras da família real em relação a títulos na monarquia. Segundo informou a imprensa internacional, Charles deseja diminuir a  longa fila da realeza britânica.

Para conseguir barrar o título de Archie, que herdaria por direito, o príncipe de Gales deseja fazer mudanças em documentos legais. Nos bastidores da família real britânica, as discussões seguem a todo vapor.  Mas, por que Archie não é um príncipe?

Archie não recebeu o título de príncipe no nascimento, o que poderia ser feito somente após uma decisão da rainha Elizabeth II.  No entanto, documento oficial determina que o filho de Meghan e Harry se torne um príncipe aos 18 anos, caso assim queira.

Filho do principe harry e meghan
Archie, filho do filho do príncipe harry e de meghan markle imagem: reprodução / pinterest

De acordo com as regras de uma carta-patente emitida pelo rei George V em novembro de 1917, o Archie, de 2 anos, após não ter recebido o título no nascimento, pode se tornar príncipe assim que atingir a maioridade. Na prática, assim que o príncipe Charles se tornar rei, seus netos passariam a ser tratados como 'Sua Alteza Real'.

Mesmo com regras do protocolo, os primos de Archie, príncipe George de Cambridge, a princesa Charlotte de Cambridge e o príncipe Louis de Cambridge, ambos filhos de filhos do príncipe William e Kate Middleton, receberam o título no nascimento.  Como determina o documento, a única pessoa capaz de impedir que Archie receba o título de príncipe é a rainha Elizabeth II, caso a mesma faça alterações em documentos legais ainda em vida.

Como funciona o protocolo da monarquia britânica?

A carta-patente criada por George V, avô da rainha Elizabeth, em 20 de novembro de 1917, determina que títulos reais sejam entregues aos filhos do soberano, aos filhos dos filhos dos mesmos e ao herdeiro do primogênito do príncipe de Gales.

George, por exemplo, recebeu o titulo de príncipe por ser o herdeiro de William, que por sua vez é filho de Charles. Já a princesa Charlotte e o príncipe Louis, segundo e terceiro filhos do duque, não teriam direito ao título de acordo com o documento oficial. No entanto, graças a uma decisão da rainha, cartas-patentes foram emitidas, oficializando os títulos dos irmãos de George.

Leia também: Irmã da Rainha Elizabeth II: 8 fatos sobre a princesa Margaret

Princesa Anne: 5 curiosidades sobre a única filha da Rainha Elizabeth

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes