Irmã da Rainha Elizabeth II: 8 fatos sobre a princesa Margaret

Princesa Margaret se tornou a primeira integrante da família Real a ser uma celebridade internacional; veja mais curiosidades

A Rainha Elizabeth II é a membro da realeza britânica mais famosa do mundo. Mesmo sendo uma pessoa blindada, ela quase sempre estampa as manchetes da imprensa internacional, seja por suas ações na monarquia ou em aparições em que surge demonstrando sorriso simpático ao ser fotografada por paparazzi e jornalistas. Mas, você sabia que antes mesmo da rainha dominar os tabloides quem se destacava era sua irmã, a princesa Margaret? Veja 8 fatos sobre a realeza britânica, que morreu aos 71 anos, em 2002.

Vida glamourosa

Diferente da irmã Rainha, que seguia à risca o protocolo Real herdado do seu pai Jorge VI, a princesa britânica Margaret preferia viver uma vida cheia de glamour. De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, à época em 2002, a realeza britânica era conhecida pelos hábitos de beber, fumar e ter muitos namorados.

10 regras e leis que apenas a família real pode quebrar

Princesa Margaret
Princesa Margaret Foto: Wikimedia Commons

Primeira celebridade da família Real

A princesa Margaret fez escola na monarquia. Isso porque, ela foi a primeira pessoa da realeza a despertar atenção dos tabloide e fotógrafos sobre sua vida pessoal. Ela, inclusive, foi referência de moda na época, além, é claro, de viver como se não houvesse o amanhã.

Relação turbulenta com a irmã Rainha

No início do seu reinado como rainha, Elizabeth II proibiu a princesa Margaret de se casar com o piloto Peter Townsed. Isso porque, em 1955 foi estabelecido um veto a casamentos reais com divorciados, o que era o caso de Peter. À época, a princesa acabou cedendo às pressões, o que provocou uma crise constitucional.

Princesa Margaret
Princesa Margaret e Peter Townsed Foto: Reprodução/ YouTube

Teve o primeiro casamento real moderno

5 anos depois de desistir de quebrar o protocolo, a princesa Margaret se casou com o fotógrafo Anthony Armstrong-Jones em cerimônia transmitida na TV em todo o Reino Unido, que alcançou mais de 300 milhões de espectadores em todo o mundo. O evento foi o primeiro do segmento a ganhar destaque nacional e internacional. Após o casamento, ela foi intitulada formalmente como “Sua Alteza Real a princesa Margarida, Condessa de Snowdon”.

Vítima de assalto e livre de escândalo

Em 1970, um assalto a uma agência do Lloyds Bank na Baker Street, em Londres, abalou a vida da princesa Margaret e de toda família Real. Isso porque, segundo a imprensa internacional, os bandidos arrombaram cofres, sendo um deles o da princesa que estaria cheio de fotos íntimas feitas pelo marido dela, que é fotógrafo. Apesar das notícias da época, até hoje nenhuma foto foi publicada após supostamente a rainha ter tomado providências e evitado um escândalo maior. Em 2008, o filme Efeito Dominó retratou tal episódio.

Princesa Margaret
Princesa Margaret e Anthony Armstrong-Jones Foto: Reprodução/ YouTube

Namorou homem 17 anos mais novo

Em 1976, a princesa Margaret protagonizou um dos maiores escândalos da família Real ao viver um romance com um homem 17 anos mais novo que ela. À época, o jornal News of the World publicou as fotos em que ela surge durante viagem na ilha particular de Mustique com o novo namorado. O eleito em questão é Roddy Llewellyn, um jovem jardineiro.

Primeiro membro da monarquia a se divorciar

Com a divulgação das fotos de Margaret com o novo namorado, Anthony decidiu acabar com o casamento, que já não estava indo bem segundo notícias da imprensa internacional da época. Com a decisão do fotógrafo, a princesa se tornou a primeira integrante da família Real a se divorciar em 77 anos, algo que provocou uma crise, já que anos atrás ela abandou Peter, que já era divorciado, após ceder às pressões da monarquia.

Princesa Margaret
Princesa Margaret e Roddy Llewellyn Foto: Reprodução/ YouTube

Vício em cigarro

A princesa Margaret tinha hábito de fumar até 60 cigarros por dia, o que mais tarde a levou ter sérios problemas de saúde. Segundo o livro biográfico Noventa e Nove Vislumbres da Princesa Margaret, de Craig Brown, a realeza iniciou a vida de fumante aos 15 anos de idade. Anos depois, em 1985, ela passou por uma cirurgia e teve parte do pulmão removido.

Você pode gostar também
buy cialis online