Cinema & TV

Abertura da novela Pantanal: remake vai usar a mesma canção de 1990

Trama vai retornar às telinhas em nova roupagem em março.

Escrito por

A estreia do remake da TV Globo de uma das produções mais famosas da teledramaturgia brasileira está próxima e a ansiedade do público vai crescendo conforme o tempo passa. A canção da abertura da novela Pantanal, bastante emblemática e lembrada até hoje, será mantida nesta nova versão para quem quer matar a saudade, mas a voz que marcará a música no remake será de outra pessoa.

Como era a abertura da novela Pantanal

Há mais de 30 anos atrás, o público assistiu a abertura da novela Pantanal com uma canção homônima composta e executada pelo produtor Marcus Viana. Ao portal UOL em julho de 2021, Marcus contou que a ideia inicial da produção não era que a canção ficasse com a sua voz, mas que tudo aconteceu depois que ele enviou uma versão prévia para Jayme Monjardim, diretor da obra.

Marcus Viana planejava chamar o artista Milton Nascimento para cantar a música da abertura da novela, também intitulada "pantanal", no entanto, quando entrou em contato com Monjardim, descobriu que o diretor já havia aprovado a canção com a própria voz de Viana.

Nas cenas da abertura da versão original, foi feito uma mistura de imagens que representavam os cenários e personagens da novela Pantanal, como Juma, personagem de Cristiana Oliveira, que se transformava em onça na trama.

Nova versão da abertura da novela Pantanal de 2022

No começo de fevereiro, o produtor musical Rodolpho Rebuzzi, responsável pela trilha sonora do remake de Pantanal, revelou que a abertura da nova versão da novela ganhará a mesma canção que a produção de 1990. No entanto, quem está com saudade da voz de Marcus Viana pode se decepcionar, pois a canção ganhará outro interprete.

A nova versão da abertura da novela Pantanal de 2022 será interpretada por Almir Sater e Maria Bethânia. Ou seja, a música é mesma, mas com nova voz e arranjos.

“Faço um solo de viola, participando como músico. Uma honra enorme. Eu gostei muito de gravar “Pantanal” com Bethânia. Eu, Bethânia e ‘Pantanal’ temos uma relação antiga. Quando eu fiz a música “Tocando em frente” para entrar como um dos temas da novela, 30 anos atrás, ela me ligou perguntando se eu tinha alguma música nova. Falei sobre essa e ela pediu que eu cantasse por telefone. Cantei e na mesma hora ela disse que a música era dela. E assim foi. Ela gravou bonito, foi um dos temas de ‘Pantanal’ naquela época. Agora participarmos juntos dessa regravação fechando nosso ciclo ‘Pantanal’. Fiquei feliz, a gravação ficou muito bonita”, conta o músico.

Atriz revelou polêmica da abertura original

A ex-atriz Nani Venâncio, hoje apresentadora do Tarde Top na Rede Brasil, revelou recentemente em seu programa que foi enganada pela produção da novela Pantanal. A famosa é a mulher nua que a aparece na abertura do folhetim de 1990, porém, ela não sabia que estaria completamente sem roupa nas imagens.

Venâncio contou que o diretor das cenas disse para ela que apenas a lateral de seu corpo seria mostrado e que por isso ela aceitou tirar o tapa sexo que usava nas gravações. No entanto, não foi isso que aconteceu, todo o corpo de Nani foi exposto na abertura e segundo ela, isso afetou seu casamento com Egon Júnior - o ex-paquito Gigio - na época.

"Eu estava casada e perdi o marido. Estávamos todos reunidos para ver a estreia e de repente fiquei em choque", disse a famosa, que também contou em seu programa: "eu era funcionária da Manchete e fazia o que me mandavam. Não era eu ficar totalmente nua, eles me enganaram. Naquele tempo, a gente era muito ingênuo".

Nani continuou atuando por mais alguns anos e depois abandonou a profissão. Em 1997, sete anos após gravar a abertura da novela Pantanal, a atriz esteve em Mandacaru, produção que marcou sua despedida das telinhas.

Atriz nani venâncio diz ter sido enganada sobre abertura da novela pantanal - foto: instagram/@nanivenanciooficial/manchete

Quando estreia o remake de Pantanal?

Será necessário esperar um pouco para conferir a nova abertura da novela Pantanal, a estreia do remake foi adiada e agora está marcada para o dia 28 de março de 2022, uma segunda-feira. A novela vai assumir a faixa das 21h e será exibida de segunda a sábado depois do Jornal Nacional. A atual novela da faixa de horário, Um Lugar ao Sol, está previsto para acabar no dia 25 de março, sexta, com reprise do último capítulo no dia seguinte, sábado (26).

A versão original da novela Pantanal foi escrita pelo autor Benedito Ruy Barbosa, em 1990, e foi ao ar na TV Manchete de março a dezembro daquele ano, somando mais de 200 capítulos. O texto do remake ficou nas mãos de Bruno Luperi, neto de Benedito, ainda não se sabe quantos capítulos o folhetim terá no total.

Juliana paes está no elenco do remake da novela pantanal - foto: reprodução/globo

 

Leia também

Onde está sendo gravada Pantanal? Novela estreia em março

Que novela fez Alanis Guillén? Conheça trabalhos, atriz será Juma em Pantanal

Última modificação em 19/07/2022 22:36

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por