Onde foi gravada Pantanal: novela se passa em Mato Grosso do Sul

Folhetim é remake de obra de 1990 da TV Manchete.

Onde está sendo gravada Pantanal é novamente palco para a novela das 21h. Por se tratar de uma obra aberta, o remake ainda está em processo de filmagem e parte do elenco retornou ao Centro-Oeste nas últimas semanas para uma bateria de gravações. O projeto também ganhou cenas no Sudeste.

Onde está sendo gravada a novela Pantanal?

O Mato Grosso do Sul é onde está sendo gravada grande parte da novela Pantanal. Porém, o folhetim também ganhou cenas filmadas no Rio de Janeiro. A região pantaneira é cenário das cenas externas, enquanto os estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, recebem os capítulos de cenas internas.

As gravações de Pantanal acontecem principalmente no município de Aquidauana, cidade localizada a 141 km de Campo Grande, capital do estado. Também há cenas que foram gravadas nas cidades de Corumbá e Miranda – todas em Mato Grosso do Sul, localizado no Centro-Oeste.

Em Aquidauana, onde está sendo gravada Pantanal, 6 fazendas da região foram utilizadas como cenário para a novela. Uma delas é a Fazenda Rio Negro, também usada na versão original de Pantanal, nos anos de 1990. As demais fazendas não tiveram seus nomes divulgados pela emissora.

A produção do folhetim programou duas longas viagens, uma em 2021 e outra em 2022, para que as gravações de Pantanal pudessem acontecer sem serem afetadas pelas variações do clima local. Luciana Monteiro, produtora da Globo, explicou ao site oficial da emissora que o período de chuvas complica o acesso a determinados locais da região.

Estima-se que vivem no local cerca de 367 espécies de aves, mais de 70 tipos de mamíferos, mais de 40 espécies entre répteis e anfíbios, além de 94 espécies de peixes e 36 de invertebrados.

Gravações no Rio de Janeiro na novela Pantanal

O folhetim conta com um núcleo de trama no Rio de Janeiro, que conta com personagens como Madeleine, Irma, Gustavo, Mariana, entre outros. Essas cenas são gravadas nos estúdios da Globo, que fica na cidade maravilhosa.

O Rio de Janeiro é palco do encontro de Leôncio com a difícil Madeleine. Na trama, em viagem ao sudeste, o boiadeiro conhece a mulher e se apaixona. Ele a leva para o pantanal e eles tem um filho juntos, Jove. No entanto, acostumada com a vida na cidade e aflita com os problemas que surgem em seu casamento com José Leôncio, Madeleine não se dá bem com o campo e vai embora. A personagem leva o filho com ela.

Na segunda fase da novela Pantanal, que ainda está sendo gravada, anos se passam e o rapaz retorna ao pantanal. Até então, Jove nem sabia que o pai estava vivo. No Mato Grosso do Sul, ele conhece melhor o fazendeiro e se envolve com Juma.

Fazenda da versão original da novela

Um dos locais em que Pantanal está sendo gravada é na Fazenda Rio Negro, que também foi cenário para as filmagens da novela original. O lugar é localizado na bacia do rio Negro, na cidade de Aquidauana.

A fazenda Rio Negro foi fundada em 1895 por Ciríaco da Costa Rondon e ao longo de 100 anos a principal atividade econômica da propriedade foi a pecuária. Em 1999, o local foi adquirido pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil/Conservation International do Brasil), o que transformou 89% do espaço em RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

A partir de 2009, a designação de RPPN passou para Sítio Ramsar – área úmida de importância internacional – e em 2010, a ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) informou que vendeu a fazenda para a Agropecuária Santana do Deserto, que permanece como dona.

Além da novela Pantanal original e o remake do folhetim, que está sendo gravada atualmente na Fazenda Rio Negro, a novela América (2005), de Glória Perez, também usou o lugar para algumas de suas filmagens.

Fazenda rio negro
Fazenda foi cenário para novela da manchete, globo e agora novamente volta às telinhas - foto: reprodução/facebook/fazenda rio negro

 

Elenco de Pantanal onde está sendo gravada a novela

Enquanto o elenco da versão original de Pantanal ficou isolado do mundo durante as gravações da novela em 1990, os atores do remake tem o privilégio de desfrutar do lugar e mostrar tudo nas redes sociais.

Marcos Palmeira publicou no Instagram, no fim do ano passado, alguns momentos à margem do Rio Negro. O ator interpreta a versão mais velha de Leôncio na trama e mostrou aos fãs um pouquinho dos bastidores da novela ao lado de Dira Paes, que vive Filó, e Gabriel Sater, que faz Trindade.

Uma das protagonistas, Alanis Guillen vive Juma. A jovem atriz tem mostrado nas redes imagens dos locais em que está sendo filmada a novela Pantanal. Além disso, ela também publica imagens de bastidores e cliques ao lado de espécies encontradas na região. “Sucuri, Velho do Rio ou Luz del Fuego”, comentou a famosa em uma das fotos.

Renato Góes, que foi José Leôncio na fase mais jovem do personagem, também compartilhou fotos que tirou no Mato Grosso do Sul.

Onde está sendo gravada pantanal
Foto: reprodução/instagram/@marcospalmeiraoficial
Juma
Foto: reprodução/instagram/@alanissguillen
Onde está sendo gravada pantanal
Foto: reprodução/instagram/@renatogoess

Quando termina a novela Pantanal?

Pantanal ainda está sendo gravada, mas o folhetim já tem previsão de término. É esperado que a novela termine em meados de setembro. Existe a possibilidade de extensão de algumas semanas nas telinhas – até outubro – caso o sucesso da atração deixe a Globo interessada em continuar com a obra mais algum tempo no ar.

A ideia de exibir obras já totalmente gravadas, como foi o caso de Nos Tempos do Imperador, Quanto Mais Vida Melhor e Um Lugar ao Sol, só foi utilizada durante os piores meses da pandemia do covid-19 no Brasil. Pois a crise sanitária causou muitos atrasos, adiamentos e fechamentos de núcleos.

Pantanal será substituída na programação da Globo por Travessia, nova obra de Gloria Perez. A autora é famosa e já lançou grandes sucessos na Globo, como O Clone (2001 – 2002), Caminho das Índias (2009) e A Força do Querer (2017).

Como assistir

Para assistir a novela Pantanal, que ainda está sendo gravada, há a opção de acompanhar a novela diariamente na TV Globo depois do Jornal Nacional totalmente de graça ou pagar para ver onde e quando quiser no catálogo da Globoplay.

Após a exibição diária nas telinhas, a plataforma streaming adicionará o capítulo do dia ao seu catálogo, qualquer assinante terá acesso ao conteúdo. Os valores da Globoplay variam de R$ 19,90 a R$ 89,90.

Veja como ficou a abertura do remake:

Quem escreveu o remake de Pantanal?

A nova versão da novela Pantanal ficou nas mãos de Bruno Luperi. O autor de 32 anos de idade é neto de Benedito Ruy Barbosa, um dos principais autores da teledramaturgia brasileira e criador da versão original de Pantanal. Luperi é autor título pela primeira vez e já trabalhou no time de roteiristas de Velho Chico (2016).

Originalmente, Pantanal foi uma obra de Rede Manchete. A estreia aconteceu em 27 março de 1990 e teve mais de 200 capítulos. Ao longo dos anos, a novela foi reprisada em mais de uma emissora e agora ganha seu primeiro remake. A versão da Globo estreou no dia 28 de março de 2022, um dia após o aniversário de 32 anos do folhetim estrelado por Cristiana Oliveira, Claudio Marzo e Marcos Winter.

Neto e avô
Bruno luperi (à esquerda) e benedito (à direita) - foto: reproduçao/globo/memória globo

 

Leia também

Como termina a novela Pantanal? Quem fica com quem no final

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes