Como fazer a consulta do auxílio doença pela empresa no Dataprev

Esse auxílio é garantido aos trabalhadores que precisam se afastar de suas atividades profissionais e mantém suas contribuições em dia junto à Previdência Social

Todo trabalhador que faz contribuições para a Previdência Social tem direito ao auxílio-doença se perder a capacidade de trabalho de forma temporária. O pedido desse benefício junto ao INSS, pode ser feito tanto pelo empregado quanto pelo empregador se o afastamento necessário para a recuperação for mais que 15 dias. Por conta disso, está disponível a consulta auxílio doença pela empresa.

Através disso, é possível verificar como está o andamento do benefício que foi requerido e qual é a decisão administrativa desse pagamento. Assim, a empresa pode orientar o trabalhador sobre como ficará o pagamento de sua remuneração durante o afastamento e a empresa possa abonar as faltas. 

Como consultar Auxílio doença pela empresa?

A consulta auxílio-doença pela empresa deve ser realizada por meio do site www.gov.br/inss/pt-br/servicos, que foi disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social para facilitar o acompanhamento do pedido de benefício. Essa plataforma direciona o empregador para o portal do INSS

Assim, clique em “mais serviços” e aperte o botão “empresas”. Depois, escolha a opção “Consulta benefícios por incapacidade” e informe o número do CNPJ da empresa, além da senha cadastrada neste sistema que se trata da mesma que é disponibilizada para acesso à Certidão Negativa de Débitos (CND).

Caso não tenha a senha, é preciso fazer o cadastro de forma presencial em uma das agências da Receita Federal na jurisdição do estabelecimento. Outra opção é acessar o site do órgão e procurar pelo “Cadastro de Senha de Acesso para Verificação de Regularidade das Contribuições Previdenciárias”.

Com a senha em mãos, faça a consulta auxílio doença e a empresa terá acesso às seguintes informações: espécie do benefício, datas de requerimento, concessão, início do pagamento, a cessação do benefício, além da situação em que ele se encontra no momento da consulta. As informações disponibilizadas são relativas aos últimos três meses.

Em caso de dúvidas sobre a consulta auxílio doença a empresa deve entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS, através do telefone 135. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Por outro lado, os trabalhadores que estão aguardando o resultado do seu benefício também podem acompanhar a resposta do processo através do site ou aplicativo Meu INSS

Neste caso, é necessário fazer o cadastro dos dados pessoais e responder a algumas perguntas sobre a vida profissional do trabalhador. Depois, basta clicar na opção “Resultado de Benefício por Incapacidade” e localizar o processo para ter acesso à decisão do INSS sobre o pedido de benefício. 

Quando o auxílio doença é pago?

Consulta auxílio doença empresa
Foto: reprodução/pixabay

Por se tratar de um benefício por incapacidade, o trabalhador que precisa receber o auxílio doença deve cumprir os seguintes requisitos:

  • cumprir carência de 12 contribuições mensais (será avaliada se é possível isentar o trabalhador da carência. Isso acontece se for constatado algum tipo de doença grave ou acidentes de trabalho);
  • ter qualidade de segurado;
  • precisar ficar afastado por mais de 15 dias para tratamento e recuperação da incapacidade; 

Além disso, o trabalhador será submetido à uma perícia médica para comprovar que está temporariamente incapaz para o trabalho que desenvolve. Essa situação pode ter sido causada por alguma doença grave ou acidente, portanto, será necessário apresentar laudos médicos, exames, receitas de medicamentos, dentre outros documentos que demonstrem a situação de saúde do segurado. 

Quando o auxílio-doença for liberado o empregado será informado pela empresa de que seu contrato de trabalho permanecerá suspenso a partir do 16º dia. Assim, além de abonar as faltas é de responsabilidade do empregador realizar o pagamento  do salário do empregado referente aos 15 primeiros dias que foram trabalhados antes do afastamento, além disso, também é necessário garantir os demais direitos desse colaborador.  

O que fazer se o benefício for indeferido?

A consulta do auxílio doença pela empresa também é importante para orientar o trabalhador se benefício for negado pelo INSS, visto que muitos cidadão podem não saber como proceder neste caso. Se isso acontecer, saiba que é possível apresentar um recurso ao instituto pedido que a solicitação de benefício seja analisada novamente.

Mas atenção: esse procedimento precisa ser feito em até 30 dias após o trabalhador tomar ciência do resultado. Além disso, também é possível entrar com uma ação judicial contra a decisão que negou o pagamento do auxílio  doença após ter feito o requerimento administrativo junto ao INSS e verificar que o pedido for indeferido novamente. Neste caso, conte com a ajuda de um advogado previdenciário.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes