Domingo Maior hoje exibe o filme O Negociador

Filme começa mais tarde na programação da Globo

No Domingo Maior hoje, dia 16 de novembro, a TV Globo exibe o filme O Negociador com Samuel L Jackson e Kevin Spacey. A exibição começa na madrugada de segunda, às 00h20 (horário de Brasília), após o Festival Rock The Mountain.

Sobre o que é o filme do Domingo Maior de hoje

“O Negociador”, de 1998, é um triunfo do estilo sobre a história, e da atuação sobre os personagens. O filme é um suspense que realmente flui bem. Considere o seguinte: na cena de abertura, um negociador da polícia de Chicago chamado Danny Roman (Samuel L. Jackson ) conversa calmamente com um louco que fez a própria filha de refém. O cerco termina em vitória, como em todos os outros filmes policiais.

A cena seguinte, claro, mostra os policiais comemorando em um bar e assistindo à cobertura da própria vitória na TV. Sempre tem um rabugento que faz questão de não comemorar o triunfo do herói. Preste muita atenção nesse personagem, que é o Falso Vilão e está ali para te despistar.

Próxima grande sequência: o policial herói enfrenta uma desgraça repentina. É acusado de desviar fundos do fundo de pensão da polícia. É incriminado para parecer o vilão. Não tem mais amigos. Não preciso dizer que isso sempre leva à cena da arma e do distintivo, na qual o herói deixa cair suas ferramentas de trabalho na mesa do chefe.

O filme avança rapidamente em direção à sua ideia central: um negociador experiente enfrenta outro, o que significa que ambos compreendem as estratégias um do outro. Roman, enfrentando a prisão por ter sido vítima de uma armação, faz reféns, incluindo Niebaum (o falecido JT Walsh), um investigador que apura o desaparecimento de fundos de pensão. Roman afirma que só há um negociador com quem ele aceitará negociar: Chris Sabian (Kevin Spacey ), um homem que não faz parte do departamento e que provavelmente não está envolvido na armação.

Até a chegada de Sabian, “O Negociador” parece ter sido construído com elementos genéricos. Mas então o filme ganha vida. Há uma química entre os negociadores interpretados por Jackson e Spacey; às vezes, eles parecem se comunicar em código ou pelo olhar.

O roteiro, de James DeMonaco e Kevin Fox, demonstra uma pesquisa minuciosa sobre os métodos de negociação, mas utiliza esse conhecimento apenas quando necessário. E a direção de F. Gary Gray é disciplinada, concisa e inteligente: quando ele acerta em cheio, tem a segurança necessária para continuar, em vez de ficar pulando de um assunto para o outro como muitos diretores fariam.

Veja também os filmes da Sessão da Tarde da Semana.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes