Veja 8 dicas de filmes e séries para aprender mais sobre política

O tema pode parecer complexo, mas existem maneiras mais fáceis de entender a política nacional e internacional. Veja uma lista com produções sobre.

Com as eleições chegando, um assunto que vem chamando atenção é a política. Porém, esse conceito pode ser complexo e ter muitas variáveis, existem maneiras fáceis para se entender mais sobre o assunto. Por isso, separamos uma lista com oito filmes e séries sobre política para você aprender de forma descontraída.

118 dias - Filmes sobre política

Essa é uma opção para entender a trama politica que cerca os Estados Unidos e Oriente Médio, especialmente o Irã. O filme conta a história de um jornalista iraniano radicado na Inglaterra  que, em 2009, foi designado para cobrir as eleições do país e acabou sendo acusado de espionagem e manter comunicação com a CIA. Contudo, mesmo sem provas, o personagem foi preso e torturado pela polícia iraniana, passando 118 dias em cativeiro.

A onda (Die Welle)

O filme alemão é quase um clássico na hora de falar sobre regimes nazistas. O longa conta a história de um professor que conduz um projeto do ensino médio que tem uma semana para explicar para os alunos a realidade e as implicações de um regime fascista.

Contudo, o exercício foge do controle e os alunos começaram a criar um novo regime, que se assemelha ao nazismo de Hitler. O filme mostra, portanto, como pode ser possível implementar um governo totalitário mesmo nos dias de hoje.

Barry

O documentário da Netflix foca na trajetória politica do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.  O longa joga luz na juventude de Obama, quando ele começa a formar sua identidade ao lidar com racismo e diferenças culturais em meio à vida universitária em Nova York. Por isso, é uma opção para entender a política americana. Está disponível na plataforma Netflix.

Democracia em vertigem - Filmes sobre política

O documentário politico de 2019 retrata o momento em o Brasil passava. O longa passa pelos bastidores do impeachement da ex-presidenta Dilma Roussef, o julgamento de Lula. Além da eleição de Jair Bolsonaro e o cenário da crise politica e econômica que o país vem passando. Por isso, é uma boa obra para entender partes da politica nacional. A produção é do Netflix e está disponível na mesma plataforma.

Entreatos

O filme brasileiro mostra o cenário da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Dirigido por João Moreira Salles, o documentário tem material inédito, produzido na casa do candidato, bastidores de programas de tevê, aviões e outros locais. É uma boa opção para entender sobre a politica do Brasil, além dos caminhos que levaram o Partido dos Trabalhadores a governar o país por 14 anos.

Jogos de poder

Com Tom Hanks e Julia Roberts no elenco, o longa conta a história real do congressista texano, Charles Wilson, conhecido como um dos responsáveis pela retirada dos soviéticos do Afeganistão. O filme retrata, portanto,  o início da intervenção política dos Estados Unidos no Afeganistão, no início dos anos 1980. É uma opção também para entender os conflitos políticos entre ocidente e oriente.

Olga - Filmes sobre política

Olga é uma obra para quem gosta de politica e história. O longa nacional conta a história de Olga Benário, mulher do líder comunista Luís Carlos Prestes, um dos maiores inimigos do então presidente Getúlio Vargas. O filme narra todo seu sofrimento e perseguição. Até o momento que em foi deportada para Alemanha e acabou assassinada em um campo de concentração.

O mecanismo

Essa é série que trata sobre a politica nacional e os escândalos de corrupção no governo. Dirigida por Elena Soarez e José Padilha, conta a história de uma investigação, inspirada em acontecimentos reais, sobre suspeitas de corrupção de estatais e empresas de petróleo no Brasil. Além disso, é uma ideia para quem quer entender mais sobre a corrupção envolvida nos governos nacionais. A produção está disponível no Netflix.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes