Nos Tempos do Imperador: a Pequena África existiu?

Local é explorado na trama da novela das seis.

A Pequena África foi apresentada em Nos Tempos do Imperador, mas muita gente não sabe se o local foi real na história do Brasil ou algo inventado para as tramas da novela. Não se preocupe, vamos te ajudar com essa dúvida e contar tudo o que sabemos sobre o assunto.

A Pequena África existiu de verdade?

Bastante presente na trajetória de alguns personagens da novela Nos Tempos do Imperador, a Pequena África foi um lugar real. O local era dedicado a abrigar e proteger pessoas negras livres ou fugitivas. O local contava com zungus - habitações coletivas - e buscava preservar a cultura, religião e demais costumes dos países de origem dos moradores.

Localizado no centro do Rio de Janeiro, o local ganhou o nome de Pequena África nas referências que recebeu das obras de um artista carioca, o cantor e compositor Heitor dos Prazeres, no começo do século XX. Hoje, o local em que ficava a Pequena África, mostrada em Nos Tempos do Imperador, se encontram os bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, desde a Praça Mauá até a Cidade Nova.

Nesta região está também o Cais do Valongo, um antigo cais que ganhou o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO em 2017, por ser o único vestígio material da chegada de africanos escravizados. O local ficou em operação durante 20 anos e parou de ser usado depois que o tráfico de pessoas se tornou ilegal.

O local servia de desembarque para as rotas que saiam da África em destino as Américas e a partir de 1843 também ficou conhecido como Cais da Imperatriz, por conta da chegada de Tereza Cristina, esposa de Dom Pedro II, ao país. A imperatriz não era brasileira, ela nasceu em Nápoles, na Itália, e se casou com Dom Pedro II aos 21 anos de idade.

A Pequena África em Nos Tempos do Imperador

Na novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão o local é comandado por Cândida, papel da atriz Dani Ornellas, e Dom Olu, interpretado por Rogério Brito. Eles são considerados rei e rainha entre os moradores do local.

A princesa da Pequena África em Nos Tempos do Imperador é Zayla (Alana Cabral / Heslaine Vieira), que se apaixona por Samuel (Michel Gomes), depois que Dom Olum convida o rapaz para morar no lugar quando descobre a história de seu passado e o ajuda a encontrar um emprego.

Atores da novela
Rainha da pequena áfrica, atriz disse antes de estreia que assunto é importante para mostrar representatividade - foto: tv globo/reprodução

 

Relacionado - E a Pilar? Zayla e Samuel ficarão juntos na novela

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes