Quem foi o marido de Luísa, a Condessa de Barral na vida real?

A preceptora das princesas foi casada com Eugênio, Conde de Barral

Em Nos Tempos do Imperador, Luísa, interpretada por Mariana Ximenes, vive um romance secreto com Dom Pedro II (Selton Mello). Na vida real, há discussões sobre se os dois tiveram um romance de fato ou se era apenas uma paixão platônica. O que se sabe é que o marido da Condessa foi Eugênio, o Conde de Barral.

Quem era o marido da Condessa de Barral?

Eugênio, o Conde que deu à esposa o título de Condessa de Barral, já apareceu em Nos Tempos do Imperador interpretado por Thierry Trémouroux. Porém, o personagem foi embora para a França após descobrir, através de uma carta, o caso entre sua esposa e o imperador.

Na vida real, foi a própria Luísa quem escolheu o marido. O pai dela, o diplomata Domingos Borges, tentou casá-la com um pretendente bem mais velho, mas a jovem se rebelou. As informações são do Aventuras na História.

Outro fato que fez com que o casamento de Luísa fosse incomum em meio aos relacionamentos daquela época foi que Eugênio não tinha uma fortuna - ele tinha apenas o título de Conde de Barral e marquês de Montferrat. "O pai decreta que ela vai casar com o Cotegipe, da idade do pai dela. Ela diz: 'Tudo bem papai, mas eu quero casar com um par de olhos azuis que conheci'. Esse é o Eugene de Barral, que tem um belíssimo par de olhos azuis. E mais nada, ele não tinha um tostão furado”, explica Mary Del Priore na obra Condessa de Barral: A paixão do imperador.

Condessa de barral marido
Thierry trémouroux interpreta conde de barral em nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo

 

Conde de berral vida real
Conde de barral na vida real - foto: reprodução

 

 

Luísa teve um caso com Dom Pedro na vida real?

De fato a Condessa foi a preceptora das princesas Isabel e Leopoldina e mantinha um relacionamento próximo da família real, principalmente de Pedro - eles passaram 34 anos na vida um do outro. Os dois se aproximaram quando ela começou a ajudá-lo a redigir sua correspondência com outras figuras importantes da época e o imperador passou a admirar a capacidade intelectual de Luísa. De tão próximos, Dom Pedro presenteou a tutora de suas filhas com uma casa que foi alugada por ele.

Há debates sobre o possível romance entre as duas figuras históricas. Não se sabe ao certo se os dois realmente tiveram um caso ou se foram apenas a paixão platônica um do outro.

Em Nos Tempos do Imperador, Luísa e Pedro vivem um romance há anos. Inclusive, a personagem de Mariana Ximenes chega a engravidar do amante. Nos livros de história, não há registros que a Condessa tenha engravidado ou tivesse outro filho além de Dominique, fruto do seu relacionamento com Eugênio.

Nos tempos do imperador hoje
Pedro ii (selton mello) e luísa (mariana ximenes) em cena de nos tempos do imperador - foto: reprodução/globo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes