Detox digital: 5 motivos para dar um tempo sem redes sociais

Descubra como ter uma vida mais saudável e recuperar a sua saúde mental através do detox digital.

A tecnologia nos permitiu reduzir as distâncias físicas e facilitou o nosso dia a dia, reduzindo as burocracias e nos permitindo resolver problemas sem sair de casa. Mas já parou para pensar o quão viciado você é em redes sociais? Se você é uma dessas pessoas que não vive sem o smartphone, descubra porque você deve começar um detox digital.

Hoje temos a informação nas nossas mãos. Basta abrir o Google para vermos uma infinidade de notícias sobre temas diversos. Além disso, utilizamos muito o Whatsapp e outras redes para nos comunicarmos com nossos familiares e amigos. Aliás, quem nunca passou horas no feed do Instagram e nem viu o tempo passar?

Passamos tanto tempo imersos que não percebemos quão dependentes nos tornamos da tecnologia. Por isso, comece a avaliar agora mesmo sua relação com o mundo digital. A seguir, listamos algumas vantagens em realizar um detox digital e o bem que essa atitude fará para a sua saúde física e mental.

 

Por que fazer o "detox digital"?

Detox digital: porque é tão importante se afastar das redes sociais
Reprodução / pexels

Você costuma fazer compras, se informar e passar o seu tempo de descanso e ócio na internet? Quando você acorda, a primeira coisa que faz é pegar no seu celular para conferir as novidades do dia? Então provavelmente essa seja a melhor hora de fazer um detox digital ou, em outras palavras, uma desintoxicação do mundo digital.

Passar muito tempo olhando para a tela e sentado num computador ou numa posição desconfortável traz muitos prejuízos não só ao corpo, como também para a mente. Além disso, podemos aos poucos mudar o nosso comportamento social e reduzir o convívio com outras pessoas, por estarmos tão conectados e acostumados com as interações virtuais.

Aliás, outro sintoma de que você precisa realizar um detox digital com urgência é a necessidade de ser aceito virtualmente. Quem nunca se sentiu ansioso ao esperar pelos likes de uma foto recém postada no Instagram? Essa expectativa gerada vem de uma necessidade de pertencimento a um grupo. Queremos esse reconhecimento, mesmo que de forma inconsciente.

Por isso, o objetivo do detox digital é reduzir essa urgência emocional causada pelo mundo digital. Ao longo desse processo vamos entendendo a importância de aproveitar o momento e reduzir o uso das redes sociais para vivermos melhor. Mas para isso, precisamos estar conscientes e nos desconectar desse mundo digital, que é muito diferente da realidade.

Ao realizar um detox digital, você perceberá que nossa vida é feita de altos e baixos, de momentos tristes e felizes. Enquanto ficarmos presos à falsa ilusão de felicidade permanente causada pelas redes sociais, estaremos sempre insatisfeitos e invejando a vida do colega, que fez a viagem dos sonhos ou comprou o carro do ano. Sendo assim, a desintoxicação digital nos ajuda a lidar melhor com nossa própria vida.

 

5 benefícios de realizar um detox digital

Se você percebe que sua relação com a tecnologia vem sendo de dependência, confira os benefícios do detox digital.

O detox digital nos ajuda a pensar melhor

O detox digital nos ajuda a pensar melhor e de forma mais coerente. Isso afeta positivamente tanto nossa vida pessoal, quanto nossa vida profissional. Além disso, nos tornamos mais presentes. Apenas experimente fazer alguma atividade física sem o seu smartphone.

Nossa produtividade aumenta

Ao nos desligarmos da tecnologia e plataformas digitais, ficamos mais produtivos e trabalhamos de maneira mais focada. Isso porque as redes sociais tem o poder de nos distrair, então, quanto mais distante você ficar do seu celular, será melhor para a sua produtividade.

A criatividade melhora

Detox digital: porque é tão importante se afastar das redes sociais
Reprodução / pexels

Além de mais produtivos, ficamos propensos a uma criatividade genuína que não teríamos se estivéssemos conectados. Embora muitos acreditem que a internet seja fonte de inspiração, esse é um engano enorme. Portanto, desligue-se e deixe a mente fluir.

O estresse é reduzido

Se você não consegue mais lidar com e-mails, mensagens no Whatsapp e em outras redes sociais, essa é a hora de fazer um detox digital. Experimente desacelerar aos poucos para ir reduzindo o stress.

As nossas relações são impactadas positivamente com o detox digital

Imagina chamar um amigo ou o seu parceiro para sair e ele ficar o tempo inteiro no celular ao invés de estarem conversando entre si? Essa situação é muito chata, porém é o que ocorre constantemente. Por isso, quando estiver com pessoas queridas, desligue o seu aparelho. Você verá uma melhora significativa nas suas relações.

Aproveite esse período de final de ano para olhar para dentro e dar uma pausa das redes sociais. Quem sabe não é disso que você está precisando? Mas antes, confira os melhores memes de 2020.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes