Quando desmontar a árvore de Natal? Espere até janeiro

Segundo a tradição da Igreja Católica, os enfeites e decorações natalinos devem ser desmontados e guardados no dia 6 de janeiro, ou dia dos Reis Magos.

Quando você deve desmontar sua árvore de Natal ? Depois que o dia de Natal passa, a atenção geralmente se volta para arrumar a casa e guardar a árvore, incluindo enfeites. Muitas vezes há confusão – e debate – sobre o momento certo para fazer isso. Mas você não deve ficar tentado a desmontar suas decorações de Natal muito rapidamente, porque a tradição estipula que elas devem durar um pouco mais do que você imagina.

Quando desmontar a arvore de Natal? Dia de reis magos

Segundo a tradição, uma árvore de Natal deve ser mantida até 12 noites após o Natal. Na religião cristã, a temporada de Natal termina na Epifania, que é comemorada em 6 de janeiro. Isso marca a data em que os Reis Magos chegaram para trazer presentes ao menino Jesus e, supostamente, determina a melhor época para retirar as decorações do feriado - incluindo A árvore de natal.

Este dia é chamado de Festa da Epifania , Noite de Reis ou Dia dos Três Reis e, em algumas partes do mundo, significa uma celebração tão grande quanto a do dia de Natal. E, embora aceitemos qualquer desculpa para deixar os enfeites vermelhos e dourados e as luzes multicoloridas acesas um pouco mais, a tradição diz que na verdade dá azar derrubar a árvore antes dessa data. Portanto, se você é a favor de deixar a decoração o mais longa possível, use essa desculpa quando sua família perguntar por que a árvore ainda está montada depois do Ano Novo.

Dia dos Reis Magos.

O Evangelho de Mateus conta a história dos três reis (também conhecidos como os três reis magos) Melchior, Gaspar e Balthazar que viajaram a Belém para saudar o menino Jesus com presentes de ouro, incenso e mirra. Embora o nascimento de Jesus seja comemorado no dia de Natal, os três Reis só o alcançaram doze dias depois - e é por isso que o Dia dos Três Reis é comemorado no 12º dia do Natal.

É também por isso que é tradição deixar sua árvore de Natal até 6 de janeiro - porque a temporada de Natal não termina até que o Dia dos Três Reis seja celebrado.

Veja as Simpatias dos Reis Magos para Atrair Fartura e Prosperidade

História da árvore de Natal

Quando desmontar a arvore de natal?
Foto: reprodução

Um dos símbolos mais característicos do natal é a arvore, que costuma ser montada e enfeitada durante o mês festivo. Esse simbolismo é muito antigo, para culturas antigas, as árvores que ficavam verdes durante todo o ano, chamadas de perenifólias, eram símbolos de prosperidade. Principalmente para os povos que habitavam locais de inverno rígido, essas árvores eram marcantes, pois permaneciam verdes mesmo durante o inverno.

Por isso, a ideia de colocar árvores com folhas verdes dentro de casa passou a ser associada à ideia de fertilidade. Com o passar do tempo e à medida que a Europa era cristianizada, a árvore como símbolo pagão foi aos poucos integrada aos costumes cristãos. Agora, em diversas partes do mundo, a arvore se tornou um dos principais enfeites de natal.

 

O que é o Natal?

O Natal é um feriado religioso cristão comemorado anualmente no dia 25 de dezembro. Originalmente, a data era  pagã e destinada a celebrar o nascimento do Deus Sol, no solstício de inverno. Mas a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos. Por isso, passou-se a comemorar o nascimento de Jesus. Não se sabe a data exata de quando Jesus nasceu, portanto, a festa e o feriado são simbólicos.

Relacionado: significado das cores no ano novo para ter sorte em 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes