Sexta-Feira Santa é feriado nacional ou ponto facultativo?

Em 2022, a Sexta-feira que antecede a Páscoa vai cair em 15 de abril

Em 2023, a Sexta-feira que antecede a Páscoa vai cair em 7 de abril. Também conhecida como dia da Paixão de Cristo, é uma das principais datas comemorativas do calendário religioso, que relembra o dia da morte de Jesus. Mas afinal, a Sexta-Feira Santa é feriado nacional?

SAIBA: por que comemos peixe na sexta-feira santa

Sexta-Feira Santa é feriado nacional em 2023?

Uma das principais datas do calendário religioso, a Sexta-Feira Santa é considerada feriado nacional, e vai ocorrer no dia 7 de abril em 2023. Esse dia também é conhecido como Paixão de Cristo, e tem como principal objetivo comemorar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que teria morrido nesta data pelos pecados da humanidade.

A Igreja Católica determina como um dia obrigatório para o jejum e a abstinência, em que não se realiza o consumo de carne vermelha ou frango, sendo muito comum que as pessoas cristãs substituam esses alimentos pelo peixe em suas refeições. A data faz parte da Semana Santa, que se inicia com o Domingo de Ramos, que marca a entrada de Cristo em Jerusalém, e termina com o domingo de Páscoa, que ocorre logo após a Sexta-Feira Santa. 

O dia da Paixão de Cristo também encerra o período da Quaresma, que começou com a Quarta-Feira de Cinzas, em fevereiro, e consiste nos 40 dias que antecedem a Páscoa, representando a quantidade de tempo que Jesus passou no deserto. Ao longo desse período, é muito comum que os cristãos façam um sacrifício próprio, como, por exemplo, se abster de certos alimentos.

Por que o dia da Sexta-Feira Santa muda a cada ano?

Diferentemente de outras datas, a Sexta-Feira Santa é um feriado nacional que cai em dias distintos a cada ano. Esse fator se deve ao dia da Páscoa, que costuma ser determinado a partir do calendário lunar, não possuindo uma data fixa. Já que as fases da lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, o mesmo vale para a data comemorativa, que para os cristãos é determinada pelo primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul.

A Páscoa ainda acaba por determinar outras celebrações do nosso calendário além da Sexta-Feira Santa, como é o caso do Carnaval e o dia de Corpus Christi. 

Próximos feriados nacionais de 2023

De acordo com a portaria nº 11.090, de 27 de dezembro de 2022, as próximas datas de descanso neste ano são: 

  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Leia mais: Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes