Qual o significado do peixe na Sexta-Feira Santa?

Aqui está a verdadeira razão pela qual as pessoas celebram a Sexta-Feira Santa

À medida que o fim de semana da Páscoa se aproxima, é hora de festejar e celebrar com a família e os amigos. A maioria das pessoas associa a Páscoa a comer ovos de chocolate, mas existe outra tradição culinária, que remonta aos tempos bíblicos.

A festa cristã começa na Sexta-feira Santa, quando é tradição comer peixe, em vez de carne, como carne bovina, suína ou de aves.

Então, se o peixe estiver no cardápio, eis o que você precisa saber sobre a origem da prática.

VEJA: Qual é o verdadeiro significado da Páscoa?

Por que comemos peixe na Sexta-Feira Santa?

Os cristãos acreditam que Jesus morreu sacrificando sua carne por nossos pecados. Por isso, há séculos os religiosos se abstém de comer carne na Sexta-Feira Santa.

É uma tradição que remonta aos antigos costumes católicos romanos de não comer a carne de animais de sangue quente às sextas-feiras, para reconhecer e fazer penitência pela morte de Jesus.

A Sexta-feira Santa marca o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. De acordo com o cristianismo, Jesus sacrificou sua carne na sexta-feira santa, quando morreu por nossos pecados. Portanto, esta é a razão pela qual a Igreja encoraja os seguidores a se absterem de comer carne carnuda no aniversário da morte de Cristo como um lembrete disso e para 'unir seus sofrimentos'.

De fato, a lei católica de abstinência diz que os católicos com 14 anos ou mais devem se abster de comer carne às sextas-feiras durante a Quaresma, inclusive na Sexta-feira Santa. Além disso, antigamente a carne era vista como uma iguaria e um luxo e os animais só eram abatidos para fornecer carne quando havia algo digno de comemoração.

Assim, a carne era vista como algo a ser comido durante as festas especiais para celebrar uma ocasião ou evento. Mas o peixe era visto como um alimento cotidiano, especialmente porque muitas pessoas eram pescadores. Pegar peixes não era tão importante quanto abater um dos animais do rebanho ou sair para caçar animais selvagens.

Os tempos mudaram consideravelmente com muitas pessoas vendo o peixe como o item mais luxuoso hoje. Mas a tradição do peixe tornou-se parte da Páscoa tanto quanto os ovos de chocolate e o coelhinho da Páscoa.

A Sexta-feira Santa também marca o fim da Quaresma, que é um período de jejum de 40 dias para os cristãos. Alguns crentes do cristianismo também jejuam neste dia e quando o jejum é quebrado à noite, eles se abstêm de comer qualquer carne e, em vez disso, consomem frutas e vegetais com peixe, leite, ovos e grãos.

APRENDA: receitas de bacalhau

Versículos sobre Sexta-feira Santa

Veja os 5 versículos bíblicos sobre a Sexta-Feira Santa:

1. Mateus 26:26–29
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; Esse é o meu corpo." E, tomando um cálice, deu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. Digo-vos que não beberei mais deste fruto da videira até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai”.


2. Isaías 53:3–7
Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens,
um homem de dores e familiarizado com o sofrimento;
e como alguém de quem os homens escondem o rosto,
ele foi desprezado, e não o estimamos.

Certamente ele suportou nossas dores
e carregou nossas dores;
nós, porém, o reputávamos por aflito,
ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões;
ele foi esmagado por nossas iniqüidades;
sobre ele estava o castigo que nos traz a paz,
e pelas suas feridas fomos curados.
Todos nós, como ovelhas, nos desviamos;
nós nos voltamos - cada um - para o seu próprio caminho;
e o Senhor fez cair sobre ele
a iniqüidade de todos nós.

Ele foi oprimido e afligido,
mas não abriu a boca;
como um cordeiro que é levado ao matadouro,
e como uma ovelha muda perante os seus tosquiadores,
assim ele não abriu a sua boca.


3. João 11:48–53
Se o deixarmos continuar assim, todos acreditarão nele, e os romanos virão e tomarão nosso lugar e nossa nação”. Mas um deles, Caifás, que era sumo sacerdote naquele ano, disse-lhes: “Vocês não sabem de nada. Tampouco compreendeis que vos é melhor que morra um só homem pelo povo, do que perecer toda a nação”. Ele não disse isso por sua própria vontade, mas sendo o sumo sacerdote naquele ano, ele profetizou que Jesus morreria pela nação, e não apenas pela nação, mas também para reunir em um os filhos de Deus que estão dispersos. A partir daquele dia, eles planejaram matá-lo.


4. Romanos 5:12–15
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram; sem lei. No entanto, a morte reinou de Adão a Moisés, mesmo sobre aqueles cujo pecado não foi como a transgressão de Adão, que era um tipo daquele que estava por vir.

Mas o dom gratuito não é como a ofensa. Porque, se muitos morreram pela ofensa de um, muito mais a graça de Deus e o dom gratuito pela graça de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.


5. 2 Coríntios 4:7–12
Mas temos este tesouro em vasos de barro, para mostrar que o poder insuperável pertence a Deus e não a nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexo, mas não levado ao desespero; perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos. Pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. Assim, a morte está operando em nós, mas a vida em você.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes