Dupla sertaneja acusada de transfobia; entenda a polêmica

A dupla sertaneja Pedro Motta e Henrique, foram acusados de transfobia por causa da letra de uma música. Vem entender essa história.

Uma dupla sertaneja foi acusada de transfobia. Se trata de Pedro Motta e Henrique, que tiveram o nome envolvidos em uma polêmica nos últimos dias. Após o lançamento do hit 'Lili', na última sexta-feira (18), os internautas acharam que a letra da canção era de teor discriminatório, ao citar a desilusão de um homem com uma travesti. Segundo a canção, o protagonista descobriu a suposta "traição" depois de um mês de namoro, quando foram para um motel.

Por que a dupla sertaneja está sendo acusada de transfobia?

Repudiados por muitos nas redes sociais, a dupla foi criticada e até ameaçados de processos por integrantes da comunidade LGBTQI+. A letra em questão diz: "Depois de um mês de namoro apaixonado, iludido e bobo dentro de um motel chorando arrasado acabei de descobrir que eu fui enganado/ Agora eu entendo por que ela não queria fazer amor, uma voz feminina, uma pele macia me enganou tão bem/ Depois de uma farra embriagada, ela se entregou, só que ela não tinha o que mulher tem/ Ô, Lili, ô, Lili, por que você mentiu para mim? O, Lili, ô, Lili, o amor da minha é um travesti". 

A travesti Alina Durso foi uma das pessoas que ficaram indignadas ao saber do teor da música e criticou a dupla por meio de seu Twitter. Ela escreveu: "Uma dupla sertaneja lançou uma música totalmente transfóbica. Me choca saber que permitam uma música como essa em uma das maiores plataformas de música, o Spotify". 

Nota da dupla sertaneja acusada de transfobia 

Mais tarde, a dupla sertaneja acusada de transfobia, soltou uma nota sobre a repercussão. "Muito obrigado pelo sucesso da Lili, mas queremos esclarecer uma coisa. Estão nos chamando de homofóbicos. Gente, de forma alguma. Nunca vocês ouviram falar que Pedro Motta e Henrique são homofóbicos. Temos muitos amigos nos apoiando na música. Mas eles estão com medo de se exporem e de serem bombardeados como a gente. A gente não está aqui para menosprezar a imagem de vocês. Pelo contrário, a música diz que o amor da nossa vida é uma travesti. A gente pede desculpas a todos vocês que estão interpretando mal a música. Sabemos que vai ter polêmica, mas nos desculpem". 

Veja o clipe de 'Lili'

https://www.youtube.com/watch?v=uB7R9ULdPgk&feature=emb_logo

Nota da Aliança Nacional LGBTQI+

"A Aliança Nacional LGBTI+ protocolizou nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro de 2020 uma notícia crime para que seja apurada a suposta prática do crime de transfobia e apologia ao crime de estupro de vulnerável por dupla sertaneja goiana.

Além disso, foi protocolizada Ação Civil Pública nesta terça-feira, 22 de dezembro. Neste processo a instituição pede a remoção do conteúdo de caráter transfóbico bem como indenização por danos morais coletivos a ser revertida para instituições que promovem a defesa dos direitos das pessoas transexuais e travestis no Brasil.

Nenhum tipo de preconceito deve ser admitido, especialmente quando usado para alcançar fama ou dinheiro, seguimos firmes e vigilantes na luta da defesa dos direitos das pessoas LGBTI+ para que o Brasil se torne um país mais justo e seguro para todos, todas e todes."

Dupla se desculpa e altera letra da música 

Através do Instagram, a dupla sertaneja se desculparam falando sobre a situação e a realidade dos travestis e transgêneros no país, e ainda anunciaram a nova letra de ‘Lili’, desde vez, sem preconceitos. A Antra reconheceu o pedido de desculpas da dupla sertaneja e pediu para que a música anterior fosse retirada da internet.

https://www.instagram.com/p/CJHi6Z7BsFU/

Confira a letra da nova versão de Lili: "Depois de um mês de namoro Aconteceu o nosso love gostoso Dentro de um motel, realizado Descobri toda a verdade e nem tô preocupado/ Agora eu entendo por que ela demorou para fazer amor/ Mas pra mim amor não tem nem sexo nem cor Beijei sua testa e falei bebê fica tranquila Você vai ser pra sempre a minha menina/ Ô, Lili! Ô, Lili Não precisa esconder de mim/ Ô, Lili! Ô, Lili!O amor da minha vida é uma travesti". 

O que é transfobia?

A transfobia é todo e qualquer tipo de preconceito ou descriminação, aversão ou descriminação com pessoas transexuais. Transgênero é a pessoa que nasceu em um gênero diferente de seu sexo atribuído, ou seja, não se identificam com o sexo gênero de nascença. Segundo o dicionário, transfobia é o preconceito contra os transexuais ou pessoas transgênero. Em suma, é toda forma de discriminação ou violência contra pessoas trans por sua identidade de gênero.

Infelizmente, pessoas trans são mortas diariamente, seja por fruto de preconceito ou com a ideia de ser diferente das outras pessoas. Sendo que a diversidade do ser humano deveria ser de livre escolha. Em 2019, uma morte foi registrada a cada três dias no Brasil, segundo levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais do Brasil (Antra) e do Instituto Brasileiro Trans de Educação (IBTE).

Os 10 melhores memes de jacaré após declaração de Bolsonaro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes