As 3 perguntas de Jeff Bezos para contratar um funcionário

O CEO da empresa Amazon contou em entrevista recente as perguntas que fazia aos seus candidatos para escolher quem iria ingressar na companhia.

O detentor de uma fortuna de 200 bilhões de dólares, Jeff Bezos, é o homem mais rico do mundo. O dono da Amazon dedica sua via a companhia bilionária desde 1994. Em uma entrevista recente, Bezos relembrou dos tempos em que ele fazia entrevistas para admitir ou não funcionários em sua empresa. Claro que hoje isto não é mais possível, devido ao tamanho da Amazon. Contudo, na época, o CEO conta que se baseava em três perguntas para saber se iria ou não contratar o individuo.

Os questionamentos eram direcionados a si mesmo e giravam em torno do valor que aquela pessoa poderia agregar à empresa. Confira as três perguntas.

“Eu vou admirar essa pessoa?” - Jeff Bezos

Jeff bezos
Foto: getty images/reprodução

Bezos conta que admira pessoas com as quais ele poderia aprender algo novo ou ter o individuo como exemplo em algumas circunstancias.

Além disso, é possível ter um senso claro do perfil profissional do candidato ao perguntar como ele lidou com uma situação difícil em sua carreira — e observar quais foram as estratégias empregadas para resolvê-la.

De minha parte, sempre me esforcei para trabalhar apenas com pessoas que admiro e incentivo as pessoas aqui a serem igualmente exigentes. A vida é definitivamente curta para fazer o contrário ”, diz Bezos.

“Essa pessoa vai contribuir para aumentar o nível de eficiência do grupo em que está entrando?”

Para Bezos, um dos principais pontos na hora de contratar alguém é pensar se essa pessoa vai agregar na empresa e ajudar o negócio a crescer. Além de poder ajudar o grupo, como um todo, a melhorar a produtividade e eficiência na companhia. O CEO recomenda perguntar aos candidatos como eles visualizam a companhia dali cinco anos.

Em que dimensão essa pessoa pode ser um “talento fora da curva”? - Jeff Bezos

Bezos disse que é importante considerar os talentos individuais de um candidato, mesmo que o esforço e habilidades também sejam importantes. A busca então seriam por profissionais acima da média, inovadores e que fogem do comum. Eles podem ser descritos como independentes, radicais e um pouco rebeldes — chegando ao ponto de serem “um pouco irritantes” e “nem sempre os mais fáceis de conviver”, disse Bezos em uma entrevista de 2018. Contudo, o CEO completa que ainda assim vale a pena tê-los por perto ”porque encorajam o pensamento inovador” e colaboram para o crescimento da companhia.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes